Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IV Distrito de Porto Alegre será tema no IAB-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Marcada para acontecer no dia 20/02, a palestra da arquiteta Cláudia Titton, foi adiada para a próxima quarta-feira, 27/02,  às 19h30, no Solar do IAB, em função dos alagamentos causados na cidade. Cláudia apresenta sua pesquisa de mestrado intitulada “Reestruturação Produtiva e Regeneração Urbana: O caso do IV Distrito de Porto Alegre”, realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie. A entrada é franca.
Esta atividade é a primeira do "Ciclo Desafios Urbanos – 10 Pontos por um Projeto de Cidade",  que pretende reforçar a importância de planejamentos para a capital. A palestra aborda o terceiro tema, Projetos Urbanos, e conta com Maria Tereza Albano como mediadora.
O trabalho aborda aspectos acerca dos fatores presentes na origem desses lugares, de seus impactos no território, das possibilidades existentes na reestruturação produtiva e na regeneração urbana de zonas tradicionalmente industriais, de seus novos formatos na cidade contemporânea, concentra-se na análise e no diagnóstico do contexto e das potencialidades do IV Distrito, sempre buscando ilustrar a discussão teórica com experiências projetuais relevantes que colaborem com o esclarecimento das questões encontradas na região em estudo e que inspirem alternativas para sua reversão. “O objetivo era conhecer esse território, entender porque uma região tão central e bem dotada de infraestrutura urbana havia caído na obsolescência, e, por fim, especular estratégias de projeto urbano que o re-inserissem no cenário da cidade, recuperando uma centralidade que ele já havia possuído”, explica Cláudia.

Quarta no IAB
Data: 27/02/2013
Local: Solar do IAB – RS (R. Gen. Canabarro, 363)
Horário: 19h30
Entrada Franda
“Um Projeto de Cidade – Reestruturação Urbana do IV Distrito de Porto Alegre”
Ciclo Desafios Urbanos
"10 Pontos por um Projeto de Cidade" – Tema n° 3: Projeto urbano qualifica a cidade para todos.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi morada do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →