Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Juventude e Espaço Urbano em debate no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do RS (IAB RS) promoveu no dia 01 de abril, no Solar do IAB, o debate Juventude e Espaço Urbano. O evento gratuito teve mediação de Rafael Passos, vice-presidente do IAB RS e contou com a participação de representantes do Núcleo Urbanóide, do movimento Levante Popular da Juventude, da Associação de Moradores do Bairro Auxiliadora, dos Amigos do Cais Mauá, e dos Projetos Vizinhança e Vila Flores. A programação integrou as atividades do Solar do IAB como Ponto de Cultura do RS.
O movimento Levante Popular da Juventude foi representado pelo ativista Max, coordenador estadual. Para ele, a juventude de Porto Alegre precisa estar mais articulada numa atitude anticapitalista. “Nosso inimigo é o capital, pois o governo muda”, destacou. Max disse que o sistema não vai poupar o jovem que está na periferia. Ele também falou que os jovens estão carentes de suas cidades, e afirmou que a criminalidade não está alta. “O que está em alta é a essa falta de segregação. A gente pode mudar o rumo da sociedade”, discursou o coordenador estadual do Levante. Para ele, as pichações da juventude marginalizada querem dizer “eu existo, quero me expressar, quero ser visto, e quero ocupar um espaço público”. “A gente quer uma cidade para pessoas e não para carros e prédios”, complementou.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Auxiliadora e da organização Amigos do Cais Mauá, João Volino, destacou que, hoje, a narrativa social bloqueia uma ideia de sociedade numa perspectiva de sociedade. “As situações colocadas aqui estão provocando essa mudança e precisam ser diversificadas”, afirmou Volino. O presidente também informou ações conquistadas recentemente pela Associação de Moradores do Bairro Auxiliadora, como uma nova passagem de pedestres em terreno que estava abandonado pela prefeitura. “O local foi estruturado para os moradores do bairro transitarem e recebeu o nome de "Lanceiros Negros" em homenagem justa aos quilombos que existiram na região no século passado”, informou Volino.
O artista visual, Lucas Anão, participou do debate representando o Núcleo Urbanóide. Ele falou da intervenção das artes do grafite e das pichações na cidade. “Por muito tempo fui fútil e não sabia o que estava fazendo”, disse Anão se referindo que não teve uma orientação na época que pichava muros. “Mas vejo que não é culpa da pichação, quando querem fechar um parque porque estão depredando. Isso é um problema social muito maior. Falta orientação, e principalmente atividades culturais reais”, destacou. Ele também informou que sua arte por meio do grafite vem no contra fluxo e mesmo assim às vezes ela é condicionada.
A gestora de projetos, Aline Bueno, representou os projetos Vizinhança e Vila Flores. “Queremos colocar as pessoas uma do lado das outras e provocar empatia. A nossa visão é: vamos dialogar e aproximar públicos”, informou Aline em sua apresentação. Para ela, é preciso trilhar um caminho com muita tolerância e empatia. “Não é fácil. Existe um passo a passo a se tomar. As pessoas estão muito afastadas, não tem interação com a cidade”, analisou a gestora. “O meu ponto em relação aos dois projetos que represento é provocar esse convívio, essa troca de saberes, para conseguir chegar na cidade que a gente quer”, complementou.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →