Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Juventude e Espaço Urbano em debate no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do RS (IAB RS) promoveu no dia 01 de abril, no Solar do IAB, o debate Juventude e Espaço Urbano. O evento gratuito teve mediação de Rafael Passos, vice-presidente do IAB RS e contou com a participação de representantes do Núcleo Urbanóide, do movimento Levante Popular da Juventude, da Associação de Moradores do Bairro Auxiliadora, dos Amigos do Cais Mauá, e dos Projetos Vizinhança e Vila Flores. A programação integrou as atividades do Solar do IAB como Ponto de Cultura do RS.
O movimento Levante Popular da Juventude foi representado pelo ativista Max, coordenador estadual. Para ele, a juventude de Porto Alegre precisa estar mais articulada numa atitude anticapitalista. “Nosso inimigo é o capital, pois o governo muda”, destacou. Max disse que o sistema não vai poupar o jovem que está na periferia. Ele também falou que os jovens estão carentes de suas cidades, e afirmou que a criminalidade não está alta. “O que está em alta é a essa falta de segregação. A gente pode mudar o rumo da sociedade”, discursou o coordenador estadual do Levante. Para ele, as pichações da juventude marginalizada querem dizer “eu existo, quero me expressar, quero ser visto, e quero ocupar um espaço público”. “A gente quer uma cidade para pessoas e não para carros e prédios”, complementou.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Auxiliadora e da organização Amigos do Cais Mauá, João Volino, destacou que, hoje, a narrativa social bloqueia uma ideia de sociedade numa perspectiva de sociedade. “As situações colocadas aqui estão provocando essa mudança e precisam ser diversificadas”, afirmou Volino. O presidente também informou ações conquistadas recentemente pela Associação de Moradores do Bairro Auxiliadora, como uma nova passagem de pedestres em terreno que estava abandonado pela prefeitura. “O local foi estruturado para os moradores do bairro transitarem e recebeu o nome de "Lanceiros Negros" em homenagem justa aos quilombos que existiram na região no século passado”, informou Volino.
O artista visual, Lucas Anão, participou do debate representando o Núcleo Urbanóide. Ele falou da intervenção das artes do grafite e das pichações na cidade. “Por muito tempo fui fútil e não sabia o que estava fazendo”, disse Anão se referindo que não teve uma orientação na época que pichava muros. “Mas vejo que não é culpa da pichação, quando querem fechar um parque porque estão depredando. Isso é um problema social muito maior. Falta orientação, e principalmente atividades culturais reais”, destacou. Ele também informou que sua arte por meio do grafite vem no contra fluxo e mesmo assim às vezes ela é condicionada.
A gestora de projetos, Aline Bueno, representou os projetos Vizinhança e Vila Flores. “Queremos colocar as pessoas uma do lado das outras e provocar empatia. A nossa visão é: vamos dialogar e aproximar públicos”, informou Aline em sua apresentação. Para ela, é preciso trilhar um caminho com muita tolerância e empatia. “Não é fácil. Existe um passo a passo a se tomar. As pessoas estão muito afastadas, não tem interação com a cidade”, analisou a gestora. “O meu ponto em relação aos dois projetos que represento é provocar esse convívio, essa troca de saberes, para conseguir chegar na cidade que a gente quer”, complementou.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →