Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Lançamento do livro “Projeto por Cenários” de Paulo Reyes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na próxima quarta-feira (02/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove, às 19h30min, o lançamento do livro "Projeto por cenários: o território em foco", do arquiteto e urbanista Paulo Reyes.
"Projetar através de cenários consiste em uma abordagem que estrutura o problema de projeto, evidenciando os conflitos presentes no território urbano de maneira a expor os dissensos", destaca Reyes. Para ele, o projeto por cenários produz, conscientemente, no atrito a própria essência da ação projetiva. Mais do que construir cenários utópicos, está se pensando em cenários que constroem espaços outros. O projeto por cenários desloca o foco do resultado para o processo, no sentido de recuperar sua dimensão política.
O livro de Paulo Reyes nasce em quatro partes conectadas entre si originalmente por mim, e abre-se a partir da inserção de outros olhares que tensionam, complementam ou pautam o texto a todo momento. Para cada capítulo, foram convidados pesquisadores de diferentes áreas para que, provocados pelo texto original, expressassem seus pontos de vista.

COLOQUE NA AGENDA
O que: Lançamento do livro 'Projeto por Cenários' de Paulo Reyes
Quando: dia 02 de dezembro, às 19h30min
Onde: Ponto de Cultura Solar do IAB RS (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico de Porto Alegre)
Quanto: Entrada Franca.
 SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR:
Paulo Reyes possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter (1987), Especialização em Design Estratégico pela Unisinos (2008), Mestrado em Planejamento Urbano pela UnB (1992) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos e pela Universidade Autonoma de Barcelona em um doutorado sanduiche (2004). Foi Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos e do Mestrado em Design da Unisinos. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs no departamento de Urbanismo. É professor e pesquisador do PROPUR/UFRGS – Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Ufrgs. Coordena a Linha de pesquisa "cidade contemporânea: entre arte e filosofia". É consultor ad-hoc da CAPES. Tem experiência na área de Arquitetura, Urbanismo e Design, com ênfase em Projeto e Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade contemporânea, território e cultura, projeto por cenários. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Cidade contemporânea: entre arte e filosofia" no CNPq e Pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Arquitetura, Derrida e aproximações" e do "Design estratégico e cultura de projeto" no CNPq. Tem colaborado com instituições de ensino e pesquisa europeus como: Professor do Workshop Internacional "TE TSAB.05 International Summer Workshop" da Escola Tècnica Superior d Arquitectura de Barcelona em 2005; como Avaliador e Consultor Externo no Programa de Doutorado em "Design and Tecnologies Exploitation for the Cultural Eritage" do Politecnico di Milano em 2006 e como Avaliador dos Research Units da Portuguese Foundation for Science and Technology de Portugal em 2007/2008 e consultor Ad Hoc da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência de Portugal em 2014. Membro do Conselho Editorial da I+Diseño – Málaga, Espanha; do periódico Strategic Design Research Journal, do periódico Arquiteturarevista – Unisinos, Brasil e do periódico Intexto da UFRGS.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →