Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Levantamento acústico do edifício Edel Trade Center

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O dia 8/fev/2000 foi realizada uma visita às Salas 1001 e 1002 do Edifício Edel Trade Center – Porto Alegre – com o intuito de minimizar o nível sonoro existente. O nível sonoro detectado é o resultado da presença próxima de uma torre de arrefecimento e bombas do sistema de ar condicionado. Como resultado do levantamento acústico foi detectado que os níveis sonoros em diferentes pontos não apresentam variações significativas; assim sendo, foi considerado o valor global igual a 60,9 dB(A) – média aritmética de níveis sonoros em oito pontos – como o valor de referência. Também, foi realizado levantamento por freqüência, (centro de oitava); estes valores apresentam-se sobrepostos à gráfica da Norma Técnica 10152 do IBNT, em apenso. (A citada Norma apresenta, para cada atividade dois valores: o primeiro é o nível sonoro para conforto, o segundo, é um nível sonoro aceitável para a finalidade; este critério é aplicado tanto para valores globais quanto para as “curvas NC”).
Esses valores são:
Salas de Reunião: 30 a 40 dB(A)
Salas de Gerência: 35 a 45 dB(A)
Salas de Administração: 35 a 45 dB(A)
Salas de “Mecanografia”: 50 a 60 dB(A)
A Norma, apresenta, também, “curvas NC” que não deverão ser ultrapassadas:
Salas de Reunião: NC 25 a 35
Salas de Gerência: NC 30 a 40
Salas de Administração: NC 30 a 40
Salas de “Mecanografia”: NC 45 a 55
Observa-se que os valores registrados ultrapassam os máximos admissíveis, sejam estes “de conforto” ou “aceitáveis”. Assim sendo foram realizadas as seguintes orientações: 1. Instalação de forro de gesso cartonado duplo (duas chapas) na totalidade do local; 2. Os locais mais sensíveis poderão ser protegidos com mas uma camada de gesso cartonado; 3. Sugere-se manter o forro existente, fechando os pontos de instalação de luminárias, bocas de ar condicionado, etc., assim como, evitar os “negativos” desse forro. 4. Por em cima do forro será colocada uma manta de lã de vidro ou de rocha de 5cm de espessura e de uma densidade aparente igual ou maior a 30 kg/m3. 5. As paredes que conformam a caixa da escada e do duto vertical próximo ao banheiro, deverão ser protegidos com uma parede simples de gesso cartonado. Sugere-se, também, a instalação de uma porta na chegada da escada no pavimento. 6. Todos aqueles elementos (luminárias, saídas ou retornos do ar condicionado, etc.) embutidos no forro, deverão ser protegidos por uma camada de igual espessura que a do forro. 7. Os locais mais sensíveis deverão estar localizados perto das áreas perimetrais. 8. A “decoração” deverá providenciar soluções com materiais de por si, absorvedores acústicos: forração com feltro por embaixo, cortinas “espessas”, cadeiras e poltronas “macias”, etc. 9. Aconselha-se a instalação de “Música Ambiental” com clara inclinação paras freqüências médias e baixas. A previsão é a de atingir o valor global de 48,5 dB(A) no ponto mais crítico.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →