Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Levantamento acústico do edifício Edel Trade Center

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O dia 8/fev/2000 foi realizada uma visita às Salas 1001 e 1002 do Edifício Edel Trade Center – Porto Alegre – com o intuito de minimizar o nível sonoro existente. O nível sonoro detectado é o resultado da presença próxima de uma torre de arrefecimento e bombas do sistema de ar condicionado. Como resultado do levantamento acústico foi detectado que os níveis sonoros em diferentes pontos não apresentam variações significativas; assim sendo, foi considerado o valor global igual a 60,9 dB(A) – média aritmética de níveis sonoros em oito pontos – como o valor de referência. Também, foi realizado levantamento por freqüência, (centro de oitava); estes valores apresentam-se sobrepostos à gráfica da Norma Técnica 10152 do IBNT, em apenso. (A citada Norma apresenta, para cada atividade dois valores: o primeiro é o nível sonoro para conforto, o segundo, é um nível sonoro aceitável para a finalidade; este critério é aplicado tanto para valores globais quanto para as “curvas NC”).
Esses valores são:
Salas de Reunião: 30 a 40 dB(A)
Salas de Gerência: 35 a 45 dB(A)
Salas de Administração: 35 a 45 dB(A)
Salas de “Mecanografia”: 50 a 60 dB(A)
A Norma, apresenta, também, “curvas NC” que não deverão ser ultrapassadas:
Salas de Reunião: NC 25 a 35
Salas de Gerência: NC 30 a 40
Salas de Administração: NC 30 a 40
Salas de “Mecanografia”: NC 45 a 55
Observa-se que os valores registrados ultrapassam os máximos admissíveis, sejam estes “de conforto” ou “aceitáveis”. Assim sendo foram realizadas as seguintes orientações: 1. Instalação de forro de gesso cartonado duplo (duas chapas) na totalidade do local; 2. Os locais mais sensíveis poderão ser protegidos com mas uma camada de gesso cartonado; 3. Sugere-se manter o forro existente, fechando os pontos de instalação de luminárias, bocas de ar condicionado, etc., assim como, evitar os “negativos” desse forro. 4. Por em cima do forro será colocada uma manta de lã de vidro ou de rocha de 5cm de espessura e de uma densidade aparente igual ou maior a 30 kg/m3. 5. As paredes que conformam a caixa da escada e do duto vertical próximo ao banheiro, deverão ser protegidos com uma parede simples de gesso cartonado. Sugere-se, também, a instalação de uma porta na chegada da escada no pavimento. 6. Todos aqueles elementos (luminárias, saídas ou retornos do ar condicionado, etc.) embutidos no forro, deverão ser protegidos por uma camada de igual espessura que a do forro. 7. Os locais mais sensíveis deverão estar localizados perto das áreas perimetrais. 8. A “decoração” deverá providenciar soluções com materiais de por si, absorvedores acústicos: forração com feltro por embaixo, cortinas “espessas”, cadeiras e poltronas “macias”, etc. 9. Aconselha-se a instalação de “Música Ambiental” com clara inclinação paras freqüências médias e baixas. A previsão é a de atingir o valor global de 48,5 dB(A) no ponto mais crítico.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →