Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Live: Mobilidade Urbana e o Direito à Cidade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Na terça-feira (28/09), às 19h, o IAB RS promoveu a live "Mobilidade Urbana e o Direito à Cidade" com a proposta de discutir também as consequências da privatização da Carris. A transmissão ocorreu pela página do IAB RS no Facebook. 

Para assistir clique aqui: https://fb.watch/8uTyHf1cn1/

Participam:


Vereador Matheus Gomes – (PSOL) Tem trajetória no movimento estudantil, negro e nas lutas da cidade. Aluno de escola pública durante toda a sua vida, foi da primeira turma de cotistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os problemas da cidade de Porto alegre nunca passaram despercebidos: em 2013, nas Jornadas de Junho, esteve à frente e em conjunto com milhares de pessoas, especialmente da juventude, que se levantou contra o péssimo transporte público e questionando os poderes vigentes.

Prof.Nívea Oppermann – arquiteta e urbanista, mestre em Sistemas de Transporte pela UFRGS e professora da UNISINOS no curso de Arquitetura e Urbanismo e Especialização em Gestão de Cidades. Desempenhou sua atividade profissional na METROPLAN, na Prefeitura de Porto Alegre e no WRI Brasil. Participou de diversos estudos, projetos, atividades e publicações nas áreas de desenvolvimento urbano, mobilidade e transporte público.

Mariana Clemente – Urbanista (FAU USJT) e designer de experiências (Instituto Amuta). É pós-graduanda em Educação Transformadora (PUCRS). Na Cidade Ativa, coordena atividades de engajamento, pesquisas, projetos em mobilidade urbana – em especial mobilidade para pedestres – e espaços públicos. Colabora também no Como Anda, o ponto de encontro da mobilidade a pé no Brasil. O projeto é corealizado pela Cidade Ativa, Corrida Amiga, CalçadaSP e Caraminhola com apoio do Instituto Clima e Sociedade.

Mediação

Pedro Araújo – Graduado em Arquitetura pela Universitat Politècnica de Catalunya e Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Univrsidade Federal do Rio Grande do Sul – PROPUR/UFRGS. É arquiteto da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), da Prefeitura de Porto Alegre. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, em órgãos públicos e privados atuando com planejamento urbano e territorial e mobilidade.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →