Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Livro inédito de Dyonelio Machado será lançado no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
No dia 01 de novembro, às 17 horas, ocorre na sede do IAB RS o lançamento do livro inédito Proscritos, de Dyonelio Machado, publicado pela editora Siglaviva. A obra é a segunda da trilogia Os flagelantes, que conta ainda com os romances Endiabrados, o único até então publicado, em 1980, e Terceira vigília.
Proscritos foi escrito em 1964, ano em que o regime militar se instaurou no Brasil, tendo ficado, portanto, longos 50 anos hermetizado sob a forma de manuscrito. Primeiro, segundo o próprio escritor, num desvão da estante, num lugar escuso até para ele, devido a sua atuação política contra o autoritarismo; depois, após sua morte, em 1985, em seu acervo organizado, que hoje se encontra na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Graças ao trabalho do estudioso Camilo Mattar Raabe, que num trabalho minucioso fixou o texto original, escrevendo ainda um posfácio para esta edição, e da sensibilidade cultural de Amanda e Andrea Soler Machado, respectivamente nora e neta de Dyonelio, é que este livro pôde ser concretizado.
Dyonelio Machado, gaúcho de Quaraí, nascido em 1895, psiquiatra e neurologista de formação, é mais conhecido do público por seu romance Os ratos (1935), considerado uma das grandes obras da literatura universal. No entanto, mesmo assim, Dyonelio viveu praticamente toda a sua vida literária, e política também, como um proscrito, em razão de suas ideias avançadas.
Este livro, então, como diz Camilo em seu posfácio, surge como uma dívida a ser paga a Dyonelio Machado e, sobretudo, à liberdade da literatura, revelando um pouco da realidade que muito o silenciou. A atualidade de Proscritos, como o leitor perceberá, é perturbadora, por sua visão crítica sobre um mundo corrupto e de valores questionáveis.

O AUTOR

Nascido em Quaraí, no interior do Rio Grande do Sul, cidade fronteiriça com o Uruguai e palco de revoluções, Dyonelio Machado (1895-1985) mudou-se ainda jovem para Porto Alegre, onde viveu por mais de setenta anos. A geografia do pampa fomentou a formação de sua literatura, nos causos contados nas rodas de chimarrão, porém é a cidade — e seu cidadão — o centro de sua criação. Sua literatura explora a condição psicológica do homem urbano em seu meio, inaugurando nova temática e estética no panorama literário da época. Sua proposta artística, aliada a concepções revolucionárias de ideologia marxista, dificultou a edição de seus trabalhos, chegando ele a passar vinte anos sem publicar, mesmo depois de ter conquistado premiações nacionais. É autor, entre outros livros, de Um pobre homem (1927), O louco do Cati (1942), Desolação (1944), Deuses econômicos (1966), Fada (1982) e do aclamado Os ratos (1935).

O livro poderá ser adquirido no dia do lançamento, ou através do site da editora:
http://www.siglaviva.com.br/proscritos.html

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →