Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Livro inédito de Dyonelio Machado será lançado no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
No dia 01 de novembro, às 17 horas, ocorre na sede do IAB RS o lançamento do livro inédito Proscritos, de Dyonelio Machado, publicado pela editora Siglaviva. A obra é a segunda da trilogia Os flagelantes, que conta ainda com os romances Endiabrados, o único até então publicado, em 1980, e Terceira vigília.
Proscritos foi escrito em 1964, ano em que o regime militar se instaurou no Brasil, tendo ficado, portanto, longos 50 anos hermetizado sob a forma de manuscrito. Primeiro, segundo o próprio escritor, num desvão da estante, num lugar escuso até para ele, devido a sua atuação política contra o autoritarismo; depois, após sua morte, em 1985, em seu acervo organizado, que hoje se encontra na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Graças ao trabalho do estudioso Camilo Mattar Raabe, que num trabalho minucioso fixou o texto original, escrevendo ainda um posfácio para esta edição, e da sensibilidade cultural de Amanda e Andrea Soler Machado, respectivamente nora e neta de Dyonelio, é que este livro pôde ser concretizado.
Dyonelio Machado, gaúcho de Quaraí, nascido em 1895, psiquiatra e neurologista de formação, é mais conhecido do público por seu romance Os ratos (1935), considerado uma das grandes obras da literatura universal. No entanto, mesmo assim, Dyonelio viveu praticamente toda a sua vida literária, e política também, como um proscrito, em razão de suas ideias avançadas.
Este livro, então, como diz Camilo em seu posfácio, surge como uma dívida a ser paga a Dyonelio Machado e, sobretudo, à liberdade da literatura, revelando um pouco da realidade que muito o silenciou. A atualidade de Proscritos, como o leitor perceberá, é perturbadora, por sua visão crítica sobre um mundo corrupto e de valores questionáveis.

O AUTOR

Nascido em Quaraí, no interior do Rio Grande do Sul, cidade fronteiriça com o Uruguai e palco de revoluções, Dyonelio Machado (1895-1985) mudou-se ainda jovem para Porto Alegre, onde viveu por mais de setenta anos. A geografia do pampa fomentou a formação de sua literatura, nos causos contados nas rodas de chimarrão, porém é a cidade — e seu cidadão — o centro de sua criação. Sua literatura explora a condição psicológica do homem urbano em seu meio, inaugurando nova temática e estética no panorama literário da época. Sua proposta artística, aliada a concepções revolucionárias de ideologia marxista, dificultou a edição de seus trabalhos, chegando ele a passar vinte anos sem publicar, mesmo depois de ter conquistado premiações nacionais. É autor, entre outros livros, de Um pobre homem (1927), O louco do Cati (1942), Desolação (1944), Deuses econômicos (1966), Fada (1982) e do aclamado Os ratos (1935).

O livro poderá ser adquirido no dia do lançamento, ou através do site da editora:
http://www.siglaviva.com.br/proscritos.html

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →

Concessão do Parque Marinha foi tema de debate no IAB-RS

O modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil para a iniciativa privada foi tema de um debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), como parte da programação do IAB nas Quartas. Participaram do evento o mestre em planejamento urbano pela UFRGS, Rogério Malinsky, o ex-diretor da FAUPUCRS e ex-presidente do IAB-RS, Ivan Mizoguchi, e o arquiteto, ex-presidente da Agapan e especialista em análise de impactos ambientais pela UFAM, Francisco Milanez. A mediação foi realizada pela arquiteta e urbanista e co-presidente do IAB/RS, Nathalia Danezi. O evento foi uma promoção conjunta do IAB/RS, ATUAPOA e Agapan.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar em comemoração com a cidade

Após um longo período de restauro, o público pôde conferir de perto no último sábado (19/08) a imponência da construção do Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS). A obra que iniciou nos anos 2000 passou por diversas gestões. Depois de muitos anos coberto por tapumes, o prédio voltou a fazer parte da paisagem do Centro Histórico, na semana de comemorações do dia do patrimônio cultural. O evento contou com a participação dos componentes da direção da casa, de autoridades municipais e estaduais, e do público, que prestigiou, ainda, diversas atrações culturais.

Leia Mais →

Privatização dos serviços do DMAE em pauta no IAB RS

Na quarta-feira, 09/08, o IAB RS realizou o debate sobre a privatização dos serviços de saneamento do departamento dentro da estrutura do Dmae. A entidade solidariza e apoia a luta dos servidores do CORES/Dmae/Simpa contra a privatização/concessão/parceirização do saneamento público, reforçando a necessidade de que tais decisões e processos sejam realizados à luz de dados e informações detalhadas e que representem a realidade do serviço prestado pelo departamento e da cobertura de saneamento em Porto Alegre.

Leia Mais →