Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Manifestação do IAB-RS aos profissionais do CREA sobre eleições

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Prezados colegas,

O IAB-RS (Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul) se dirige a todos os profissionais registrados no CREA-RS para esclarecer da forma mais ampla acerca dos procedimentos tanto das eleições para o atual sistema CREA/CONFEA quanto para o novo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS), que ocorrerão quase simultaneamente dentro de poucas semanas.

É preciso esclarecer que os arquitetos não poderão – por decisão do CONFEA – participar da eleição do sistema CREA/CONFEA, que ocorrerá no dia 08 de novembro. Na eleição do sistema CREA/CONFEA, poderão votar os outros profissionais (engenheiros de todas as modalidades, agrônomos, geógrafos e técnicos) registrados e em dia com suas anuidades e obrigações.

Por outro lado, por força da LEI 12378/10, que regulamentou a profissão de arquiteto e urbanista e criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), TODOS os arquitetos que têm registro no atual CREA deverão votar na eleição para o CAU, que será realizada pela internet no dia 26 de outubro. Com a posse dos conselheiros que forem eleitos então, o CAU passará a existir de fato e os arquitetos e urbanistas se separarão definitivamente do sistema CREA/CONFEA. Os assuntos relativos à arquitetura serão tratados exclusivamente pelo novo conselho.

Até a posse do CAU, os arquitetos continuam no CREA/CONFEA, que tem o dever de informar a todos sobre a nova legislação e sobre as eleições. Para esta eleição está sendo encaminhada pelo Correio uma carta registrada com Aviso de Recebimento (AR) contendo uma SENHA que servirá aos arquitetos e urbanistas para votarem no site específico na internet.

A motivação maior deste comunicado do IAB-RS é que a correspondência contendo a SENHA para votação dos arquitetos já está chegando aos endereços dos mesmos sem que tenha havido uma ampla divulgação por parte do sistema CREA/CONFEA acerca dos detalhes da eleição para todos os arquitetos, que podem não perceber a importância dessa correspondência, ou mesmo nem saber que deverão votar. O IAB-RS já encaminhou ofício ao CREA-RS solicitando que faça tal esclarecimento, mas temos receio que o mesmo possa demorar para ser efetivado.

Por isso alertamos aos colegas arquitetos e urbanistas para guardarem bem suas senhas para a eleição do dia 26 de OUTUBRO. O voto é obrigatório e poderá ser aplicada multa de 350 reais aos que não votarem por motivo justificável. Não deixe de votar para eleger os melhores nomes para compor o conselho de arquitetura e urbanismo.

A criação do CAU é uma aspiração antiga dos arquitetos que resultou da luta movida por suas entidades nacionais. Consideramos que todos os profissionais das áreas de engenharia e agronomia e geografia são parceiros indissociáveis das atividades profissionais dos arquitetos e assim continuarão sendo, complementando mutuamente suas responsabilidades na produção das melhores soluções para a sociedade. Entretanto, a arquitetura brasileira necessita, para melhor servir ao nosso povo, para tornar-se um direito realmente alcançável por qualquer cidadão, ser tratada em um conselho objetivo e com foco definido nessa meta. Por tratar de tantos assuntos diversos, o atual sistema CREA/CONFEA não pode atender tal necessidade.

O IAB-RS está à disposição de todos os arquitetos e urbanistas através do site www.iabrs.org.br, onde estão publicadas notícias acerca desta crucial eleição e por meio de seu informativo INFO IAB, que é distribuído semanalmente aos assinantes. Você pode recebê-lo se desejar, cadastrando-se em nosso site, onde pode também descobrir as vantagens de ser um associado da entidade que protege os interesses de nossa profissão

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →