Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Manifestação do IAB-RS aos profissionais do CREA sobre eleições

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Prezados colegas,

O IAB-RS (Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul) se dirige a todos os profissionais registrados no CREA-RS para esclarecer da forma mais ampla acerca dos procedimentos tanto das eleições para o atual sistema CREA/CONFEA quanto para o novo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS), que ocorrerão quase simultaneamente dentro de poucas semanas.

É preciso esclarecer que os arquitetos não poderão – por decisão do CONFEA – participar da eleição do sistema CREA/CONFEA, que ocorrerá no dia 08 de novembro. Na eleição do sistema CREA/CONFEA, poderão votar os outros profissionais (engenheiros de todas as modalidades, agrônomos, geógrafos e técnicos) registrados e em dia com suas anuidades e obrigações.

Por outro lado, por força da LEI 12378/10, que regulamentou a profissão de arquiteto e urbanista e criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), TODOS os arquitetos que têm registro no atual CREA deverão votar na eleição para o CAU, que será realizada pela internet no dia 26 de outubro. Com a posse dos conselheiros que forem eleitos então, o CAU passará a existir de fato e os arquitetos e urbanistas se separarão definitivamente do sistema CREA/CONFEA. Os assuntos relativos à arquitetura serão tratados exclusivamente pelo novo conselho.

Até a posse do CAU, os arquitetos continuam no CREA/CONFEA, que tem o dever de informar a todos sobre a nova legislação e sobre as eleições. Para esta eleição está sendo encaminhada pelo Correio uma carta registrada com Aviso de Recebimento (AR) contendo uma SENHA que servirá aos arquitetos e urbanistas para votarem no site específico na internet.

A motivação maior deste comunicado do IAB-RS é que a correspondência contendo a SENHA para votação dos arquitetos já está chegando aos endereços dos mesmos sem que tenha havido uma ampla divulgação por parte do sistema CREA/CONFEA acerca dos detalhes da eleição para todos os arquitetos, que podem não perceber a importância dessa correspondência, ou mesmo nem saber que deverão votar. O IAB-RS já encaminhou ofício ao CREA-RS solicitando que faça tal esclarecimento, mas temos receio que o mesmo possa demorar para ser efetivado.

Por isso alertamos aos colegas arquitetos e urbanistas para guardarem bem suas senhas para a eleição do dia 26 de OUTUBRO. O voto é obrigatório e poderá ser aplicada multa de 350 reais aos que não votarem por motivo justificável. Não deixe de votar para eleger os melhores nomes para compor o conselho de arquitetura e urbanismo.

A criação do CAU é uma aspiração antiga dos arquitetos que resultou da luta movida por suas entidades nacionais. Consideramos que todos os profissionais das áreas de engenharia e agronomia e geografia são parceiros indissociáveis das atividades profissionais dos arquitetos e assim continuarão sendo, complementando mutuamente suas responsabilidades na produção das melhores soluções para a sociedade. Entretanto, a arquitetura brasileira necessita, para melhor servir ao nosso povo, para tornar-se um direito realmente alcançável por qualquer cidadão, ser tratada em um conselho objetivo e com foco definido nessa meta. Por tratar de tantos assuntos diversos, o atual sistema CREA/CONFEA não pode atender tal necessidade.

O IAB-RS está à disposição de todos os arquitetos e urbanistas através do site www.iabrs.org.br, onde estão publicadas notícias acerca desta crucial eleição e por meio de seu informativo INFO IAB, que é distribuído semanalmente aos assinantes. Você pode recebê-lo se desejar, cadastrando-se em nosso site, onde pode também descobrir as vantagens de ser um associado da entidade que protege os interesses de nossa profissão

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →