Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Mensagem do arquiteto Haroldo Pinheiro sobre a aprovação do CAU no Senado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Prezados colegas, Conforme já informado pela Direção Nacional do IAB, o PLS-347/2003 foi aprovado hoje pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal. Compareceram à CAS, para manifestar apoio ao Projeto de Lei, o presidente nacional do IAB, Demetre Anastassakis, o presidente do IAB/GO, Luciano Caixeta, e o candidato único à presidência da FNA, Ângelo Arruda. Tive também a oportunidade de participar de mais este capítulo do trabalho pela reorganização da Arquitetura no Brasil e compartilho com os colegas a satisfação pelo especial momento com um breve relato sobre os fatos ocorridos na reunião da CAS: – O senador Eduardo Azeredo (PSDB/MG) abriu a discussão com um bem fundamentado histórico sobre a organização da Arquitetura no Brasil e no mundo, assim como sobre a organização de outras profissões no País. Discorreu sobre o cenário do Brasil em 1933 (quando da criação do então “Conselho de Engenharia e Arquitetura”) e o de hoje. Citou a criação em 1966 do novo perfil do “sistema” Confea/Crea’s, com a inclusão da Agronomia e até chegar à anômala situação atual – de um sistema que pretende fiscalizar mais de 270 títulos profissionais. Concluiu afirmando a necessidade de modernização das relações entre a Arquitetura e a sociedade brasileira, lendo seu parecer favorável à criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e solicitando o apoio de seus pares para a aprovação do PLS-347, apresentando uma emenda acordada entre as lideranças dos diversos partidos políticos.
Nota: A Emenda altera o Artigo 1º do PLS-347/2003, o qual agora regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil e autoriza a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Com a Emenda, o Senado elimina qualquer dúvida constitucional quanto à iniciativa do Legislativo em criar (diretamente) uma autarquia pública. – Aberta a palavra aos membros da CAS, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB/AC) concordou com a relevância do PLS, que disse apoiar no mérito, mas apresentou dois requerimentos: (1) solicitando o envio do PLS à Comissão de Constituição e Justiça, para a verificação da constitucionalidade de alguns de seus artigos, e (2) solicitando o envio do PLS à Comissão de Educação. Baseou seus argumentos em documento que leu, o qual exigiu diversos ajustes de improviso – visto que a emenda citada acima já derrubava a argumentação que o texto fornecido apresentava. – Na seqüência, pediu a palavra a senadora Ana Júlia Carepa (PT/PA), lembrando ser a única arquiteta do Plenário do Senado, argumentando que ela mesma discutia o assunto há 22 anos e que o PLS já fora profundamente discutido na CAS (inclusive com a realização de uma Audiência Pública em maio passado), agora contando com o apoio de todas as lideranças dos partidos de situação e de oposição. Concluiu solicitando, em nome do Bloco de Apoio ao Governo, que o senador retirasse seus requerimentos e evitasse protelar a aprovação do PLS. Diversos senadores manifestaram-se repetindo a solicitação da senadora Ana Júlia. – O senador Geraldo Mesquita disse concordar com alguns argumentos apresentados, afirmou não pretender afrontar os arquitetos brasileiros, mas manteve os requerimentos e solicitou a votação dos mesmos pelo plenário da CAS. – A senadora Lúcia Vânia (PSDB/GO), presidente da CAS, colocou em votação cada requerimento. Ambos foram derrubados pela unanimidade dos senadores presentes. – A seguir, Lúcia Vânia informou que passaria à votação da matéria – a qual, por tratar de decisão terminativa, exigiria a votação nominal. Um a um, todos os senadores manifestaram-se acompanhando o voto do Relator, vários apresentando declarações de voto e homenagens aos arquitetos brasileiros. Chamado a votar, o senador Geraldo Mesquita “sem receio de parecer contraditório” também votou a favor do PLS-347/2003.
– A presidente da CAS concluiu a votação informando a aprovação do PLS-347/2003, por unanimidade. Seguiram-se aplausos, do plenário e da galeria.
Agora, o PLS aguardará o prazo de cinco dias para eventual apresentação de recurso. Decorrido o prazo, seguirá para a Câmara dos Deputados, onde também será discutido nas comissões devidas e, como no Senado, em caráter terminativo (sem a necessidade de discussão no Plenário).
O elevado quorum da reunião da CAS, com a presença de lideranças ilustres do cenário político nacional apoiando o projeto, e a decisão firme e expressiva de seus membros, sem dúvida, são fatores que facilitarão a tramitação futura da matéria, nos remetendo a uma expectativa positiva para o seu desdobramento ágil até à aprovação final.
Entretanto, é fundamental que continuemos em estado de alerta, acompanhando os encaminhamentos, driblando as manobras protelatórias e afirmando aos parlamentares de cada comissão em que o PLS será discutido na Câmara a importância da imediata aprovação da matéria. Como afirmou enfaticamente a senadora-arquiteta Ana Júlia Carepa ao final dos trabalhos, trata-se de uma decisão do maior interesse – não só para a arquitetura nacional, mas, fundamentalmente, para a sociedade brasileira.
Cumprimento, com alegria e emoção, a todos, estudantes e arquitetos – particularmente aos que trabalharam na elaboração do Anteprojeto de Lei aprovado no XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos, que serviu de base para o PLS-347/2003 – e aos inúmeros colegas que se manifestaram enviando cartas aos senadores da República.
Parabenizo também e especialmente aos membros do Conselho Superior e da Direção Nacional do IAB, assim como àqueles dirigentes das entidades que atuaram com sincera aplicação à discussão do assunto em seus foros deliberativos – FNA, AsBEA, Abea, Abap, FeNEA – e aos membros das Câmaras Especializadas de Arquitetura dos Crea’s e da CNCEArq.
E agradeço aos editores das revistas e portais dedicados à Arquitetura, que tanto tem contribuído para a divulgação ampla e serena da matéria a todos os arquitetos e estudantes brasileiros.
A boa luta continua.
Cordialmente,
Haroldo Pinheiro
Conselheiro Vitalício do IAB

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →