Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Mensagem do Presidente nacional do IAB Sérgio Magalhães

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Prezados amigos do Conselho Superior do IAB,
prezados colegas Conselheiros-Vitalícios,
caros colegas presidentes dos IABs – Departamentos e Núcleos,

O ano de 2013 foi de muito trabalho para o nosso IAB – e avaliamos que tenha sido bem produtivo.
O IAB, federativo, atuou amplamente por esse Brasil, através dos Departamentos e dos Núcleos, superando as dificuldades – que, todos sabemos, não são poucas nem pequenas. Não obstante, em alguns Estados houve barreiras muito difíceis de serem superadas, o que debilitou alguns Departamentos.
Certamente, vivemos um tempo em que o próprio exercício profissional está debilitado.
A atividade de projeto, que estrutura nossa profissão, tem sido massacrada há décadas.
No âmbito público, a legislação avança para trás e impõe procedimentos anti-cultura. O "fatiamento" do projeto é a regra. Desde 2011, permite-se licitar obras a partir do Anteprojeto, transferindo à empreiteira a tarefa de desenvolver o projeto, independentemente do autor.
Isso se reflete também no setor privado, com projetos em "etapas autônomas" de aprovação legal, de fachadas, de detalhamento, etc. – em um processo desqualificador da arquitetura.
O IAB tem atuado nessa frente de lutas, junto com as demais entidades nacionais de arquitetura e urbanismo (FNA, ABEA, AsBEA e ABAP) e em apoio ao CAU BR, tanto na conceituação do problema como no encaminhamento de propostas. Nesse âmbito, se inclui o esforço de produzir um Documento Conceitual sobre Projeto de Arquitetura que possibilitou recuperar atributos indispensáveis de um Projeto e fundamentar um Escopo de Projetos e uma Tabela de Honorários articulados entre si. A aprovação desse conjunto pelas entidades nacionais de arquitetura permitiu, também, que o CAU BR viesse a promulga-lo como uma orientação única para todos os arquitetos e para os governos.
O debate nacional sobre arquitetura e cidade também esteve presente ao longo do ano.
A realização dos Seminários Q+50, em todas as Regiões do país, organizados pelos Departamentos, foi um amplo sucesso. A publicação dos resultados está em gráfica.
O IAB também esteve presente no debate sobre as cidades, resultante das manifestações de junho. "O Direito à Cidade e o  IAB" foi o documento firmando nossa posição.
Eventos internacionais importantes, como o IV ArquiMemória  e a X Bienal de Arquitetura de SP são referências.
A montagem de um sistema de comunicação, com novo site e demais meios sociais, tem tido bom incremento.
Realizamos três reuniões do Conselho Superior, o que sempre é um esforço importante dos Departamentos e Conselheiros, mas indispensável para a orientação política de nossa entidade.
Atendendo, aliás, determinação do COSU, o IAB apresentou a candidatura do Brasil a sede do Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020.
Mas em abril de 2014 teremos nosso encontro nacional em Fortaleza, no XX Congresso Brasileiro, em organização pelo IAB CE.
Neste ano de 2013 o IAB esteve unido às entidades nacionais de arquitetura e urbanismo. Assumimos a coordenação do CBA – Colégio Brasileiro de Arquitetos, que reúne as cinco entidades nacionais – e a Secretaria Executiva do CEAU – Conselho de Entidades de Arquitetura e Urbanismo, junto ao CAU BR.
Nosso jovem Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU – tem recebido todo o apoio do IAB para o seu fortalecimento e cumprimento de suas metas sonhadas há tanto tempo.
Prezados colegas,
nesta newletter (clique aqui para acessar), encontrarão outras informações bem como desdobramentos de cada assunto a que queiram se aprofundar.
Ficam, então, os agradecimentos a todos os colegas Conselheiros pelo trabalho desempenhado em prol da arquitetura e do IAB. Aos colegas que encerraram seus mandatos, o muito obrigado por essa mais etapa. Aos colegas que iniciam novos mandatos, seja no COSU ou nos Departamentos, também o agradecimento pela disponibilidade de enfrentar tal desafio – certos de que é dessa sucessão de esforços que o nosso Instituto se faz grande e forte.
Os melhores votos para que o ano de 2014 seja muito produtivo, com alegria e saúde. E com arquitetura e urbanismo de qualidade!
Forte abraço,
Sérgio Magalhães, também em nome da Direção Nacional do IAB
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →