O Ministério das Cidades abriu dois editais para cadastrar e divulgar nomes de profissionais de todo o país aptos a elaborarem Planos Diretores Participativos, de acordo com o Estatuto da Cidade. A idéia é apoiar os municípios na tarefa que define o futuro das cidades, e para isso, o Ministério publicou neste mês de novembro os editais de Credenciamento de Consultores e Capacitadores qualificados para apoio na elaboração de Planos Diretores Municipais Participativos. Um dos editais é destinado a Pessoas Físicas, e outro, a Pessoas Jurídicas. Cada um deles possui duas modalidades: capacitação de técnicos municipais e de representantes da sociedade civil para a participação nos processos de elaboração Planos Diretores; e Assessoria para elaboração multidisciplinar dos planos, com implementação dos instrumentos contidos no Estatuto da Cidade.
+info>> www.cidades.gov.br (http://www.cidades.gov.br/)

Em meio à revisão do Plano Diretor, a Conselheira do IAB RS Clarice Oliveira alerta para a importância de planejar as cidades com um olhar global e multissetorial
Em participação na live do Matinal Jornalismo nesta quarta-feira (10/08), a arquiteta destacou que esse debate é permeado por pressão do mercado imobiliário.