Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Norma técnica altera padrões de segurança para esquadrias e fachadas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Isso porque a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) revisou o texto da NBR 10821, que estabelece as regras para as Esquadrias Externas para Edificações.

De acordo com as alterações, as esquadrias feitas de qualquer material passam a ser classificadas conforme critérios como estanqueidade à água, resistência à pressão e nível de conforto térmico e acústico.

Para o consumidor final, elas serão comercializadas com três possíveis classificações: desempenho mínimo (M), intermediário (I) e superior (S).

“Com os novos requisitos, o construtor tem parâmetros informados em tabela para identificar se a janela que está comprando atende ou não a norma”, destaca Joel Carlos Ferreira de Souza, secretário da comissão responsável pela revisão.

Para ele, a norma técnica aumentou o nível de desempenho das esquadrias porque exige maior precisão nos testes de laboratório, tanto em edificações de até cinco pavimentos, quanto de nos de 10, 20 ou 30 andares.

“Mediante um fenômeno climático, não pode acontecer o colapso da esquadria. Pode-se apenas entortar ou quebrar um fecho, desde que a peça se mantenha íntegra no lugar”, esclarece Joel.

Saiba mais no site da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal): www.afeal.com.br

Fonte: Arcoweb

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Arquitetura, cultura e identidade

Com auditório lotado, o boliviano Freddy Mamani Silvestre encantou o público ao mostrar a sua trajetória profissional. O pedreiro, engenheiro civil e arquiteto, expoente der um estilo denominado Naoandino, falou sobre sua carreira, suas referências, sobre como a arquitetura pode transformar o ambiente urbano a partir de uma perspectiva estética e funcional.

Leia Mais →

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →