Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Norma técnica altera padrões de segurança para esquadrias e fachadas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Isso porque a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) revisou o texto da NBR 10821, que estabelece as regras para as Esquadrias Externas para Edificações.

De acordo com as alterações, as esquadrias feitas de qualquer material passam a ser classificadas conforme critérios como estanqueidade à água, resistência à pressão e nível de conforto térmico e acústico.

Para o consumidor final, elas serão comercializadas com três possíveis classificações: desempenho mínimo (M), intermediário (I) e superior (S).

“Com os novos requisitos, o construtor tem parâmetros informados em tabela para identificar se a janela que está comprando atende ou não a norma”, destaca Joel Carlos Ferreira de Souza, secretário da comissão responsável pela revisão.

Para ele, a norma técnica aumentou o nível de desempenho das esquadrias porque exige maior precisão nos testes de laboratório, tanto em edificações de até cinco pavimentos, quanto de nos de 10, 20 ou 30 andares.

“Mediante um fenômeno climático, não pode acontecer o colapso da esquadria. Pode-se apenas entortar ou quebrar um fecho, desde que a peça se mantenha íntegra no lugar”, esclarece Joel.

Saiba mais no site da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal): www.afeal.com.br

Fonte: Arcoweb

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →