Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nota de entidades contra remoções é citada em representação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Representação do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e de outras entidades contra mandados de reintegração de posse e despejos é citada em requerimento da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, que integra o Ministério Público Federal, ao Conselho Nacional de Justiça.

O documento do dia 17 de março recomenda "a suspensão por tempo indeterminado do cumprimento de mandados coletivos de reintegração de posse, despejos e remoções judiciais ou mesmo extrajudiciais motivadas por reintegração, entre outros, com o fim evitar o agravamento da situação de exposição ao vírus".

A orientação da Procuradoria cita a representação assinada por IAB, Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), emitida um dia antes e enviada pelos autores a defensorias públicas de todo o país.

Na nota, as entidades alertam para "a necessidade de conter as possibilidades de contágio do vírus “COVID-19”", destacando alerta da Organização Mundial da Saúde ao declarar a disseminação como pandemia.

Para isso, pedem que se considere, por exemplo, as condições de desigualdade social enfrentadas no Brasil, em que as camadas mais pobres da população já vivem em condições de moradia mais vulneráveis. Nesse contexto, alerta que "a remoção de famílias inteiras impossibilita ainda mais o isolamento dessa população vulnerável, ampliando a cadeia de contágio".

No requerimento enviado ao CNJ, a Procuradoria usa como exemplo medida semelhante adotada nos Estados Unidos e na França, e cita ainda resolução do Conselho emitida no mesmo dia, o qual indica medidas de proteção a serem adotadas nos sistemas prisional e socioeducativo, "com as finalidades de proteção da vida e da saúde" de todas as pessoas envolvidas.

O documento é assinado pela procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, e pelos procuradores Julio José Araujo Junior, do grupo de trabalho Direito à Cidade, e Paulo Sérgio Ferreira Filho, do grupo de trabalho Reforma Agrária.

Outra medida no sentido sustentado pelo IAB, IBDU e FNA é um projeto de lei protocolado no dia 17, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, determinando que suspensão os mandados de reintegração de posse valerá "enquanto vigorar o estado de emergência na saúde pública do Estado do Rio de Janeiro em razão do novo coronavírus (COVID-19) e mais noventa dias após o seu término".

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →