Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nota de entidades contra remoções é citada em representação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Representação do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e de outras entidades contra mandados de reintegração de posse e despejos é citada em requerimento da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, que integra o Ministério Público Federal, ao Conselho Nacional de Justiça.

O documento do dia 17 de março recomenda "a suspensão por tempo indeterminado do cumprimento de mandados coletivos de reintegração de posse, despejos e remoções judiciais ou mesmo extrajudiciais motivadas por reintegração, entre outros, com o fim evitar o agravamento da situação de exposição ao vírus".

A orientação da Procuradoria cita a representação assinada por IAB, Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), emitida um dia antes e enviada pelos autores a defensorias públicas de todo o país.

Na nota, as entidades alertam para "a necessidade de conter as possibilidades de contágio do vírus “COVID-19”", destacando alerta da Organização Mundial da Saúde ao declarar a disseminação como pandemia.

Para isso, pedem que se considere, por exemplo, as condições de desigualdade social enfrentadas no Brasil, em que as camadas mais pobres da população já vivem em condições de moradia mais vulneráveis. Nesse contexto, alerta que "a remoção de famílias inteiras impossibilita ainda mais o isolamento dessa população vulnerável, ampliando a cadeia de contágio".

No requerimento enviado ao CNJ, a Procuradoria usa como exemplo medida semelhante adotada nos Estados Unidos e na França, e cita ainda resolução do Conselho emitida no mesmo dia, o qual indica medidas de proteção a serem adotadas nos sistemas prisional e socioeducativo, "com as finalidades de proteção da vida e da saúde" de todas as pessoas envolvidas.

O documento é assinado pela procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, e pelos procuradores Julio José Araujo Junior, do grupo de trabalho Direito à Cidade, e Paulo Sérgio Ferreira Filho, do grupo de trabalho Reforma Agrária.

Outra medida no sentido sustentado pelo IAB, IBDU e FNA é um projeto de lei protocolado no dia 17, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, determinando que suspensão os mandados de reintegração de posse valerá "enquanto vigorar o estado de emergência na saúde pública do Estado do Rio de Janeiro em razão do novo coronavírus (COVID-19) e mais noventa dias após o seu término".

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →