Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nota de entidades contra remoções é citada em representação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Representação do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e de outras entidades contra mandados de reintegração de posse e despejos é citada em requerimento da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, que integra o Ministério Público Federal, ao Conselho Nacional de Justiça.

O documento do dia 17 de março recomenda "a suspensão por tempo indeterminado do cumprimento de mandados coletivos de reintegração de posse, despejos e remoções judiciais ou mesmo extrajudiciais motivadas por reintegração, entre outros, com o fim evitar o agravamento da situação de exposição ao vírus".

A orientação da Procuradoria cita a representação assinada por IAB, Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), emitida um dia antes e enviada pelos autores a defensorias públicas de todo o país.

Na nota, as entidades alertam para "a necessidade de conter as possibilidades de contágio do vírus “COVID-19”", destacando alerta da Organização Mundial da Saúde ao declarar a disseminação como pandemia.

Para isso, pedem que se considere, por exemplo, as condições de desigualdade social enfrentadas no Brasil, em que as camadas mais pobres da população já vivem em condições de moradia mais vulneráveis. Nesse contexto, alerta que "a remoção de famílias inteiras impossibilita ainda mais o isolamento dessa população vulnerável, ampliando a cadeia de contágio".

No requerimento enviado ao CNJ, a Procuradoria usa como exemplo medida semelhante adotada nos Estados Unidos e na França, e cita ainda resolução do Conselho emitida no mesmo dia, o qual indica medidas de proteção a serem adotadas nos sistemas prisional e socioeducativo, "com as finalidades de proteção da vida e da saúde" de todas as pessoas envolvidas.

O documento é assinado pela procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, e pelos procuradores Julio José Araujo Junior, do grupo de trabalho Direito à Cidade, e Paulo Sérgio Ferreira Filho, do grupo de trabalho Reforma Agrária.

Outra medida no sentido sustentado pelo IAB, IBDU e FNA é um projeto de lei protocolado no dia 17, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, determinando que suspensão os mandados de reintegração de posse valerá "enquanto vigorar o estado de emergência na saúde pública do Estado do Rio de Janeiro em razão do novo coronavírus (COVID-19) e mais noventa dias após o seu término".

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →