Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nota de falecimento de Maria Isabel Marocco Milanez

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O IAB-RS presta sua homenagem a arquiteta e urbanista Maria Isabel Marocco Milanez, que presidiu o Instituto dos Arquitetos do Brasil RS nos anos de 1984 e1985, tendo atuado sempre no sentido da afirmação política, legal e institucional da profissão. Bela, como era conhecida, atuava nos últimos anos como professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UniRitter. Destacava-se por seus fortes posicionamentos em relação ao urbanismo gaúcho.
Como professora da UniRitter por 30 anos (1984-2014), foi coordenadora do curso entre 2003 e 2006, tendo exercido diversas outras funções institucionais de gestão do curso. Apaixonada pela docência, tinha sempre como preocupação a qualidade do ensino de arquitetura como um todo, sendo responsável direta pela concepção da linha de ensino de urbanismo que a escola adota atualmente. Urbanista por vocação e formação, atuou junto a órgãos públicos municipais e estaduais em importantes projetos de planejamento em âmbitos diversos, desde a habitação popular, até planos de desenvolvimento regional.Foi professora de gerações de arquitetos – e de professores que atuam no UniRitter e outras instituições – sendo por todos especialmente amada e respeitada. 
Bela era graduada  em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1977), tinha especialização em Desenho Urbano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul / PROPUR (1984) e Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul / PROPAR (2002). Era professora titular e Coordenadora Setorial de Pós-Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ritter dos Reis . Foi consultora ad hoc em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase na Gestão de Projetos Institucionais, Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos de arquitetura, desenho urbano, urbanismo, planejamento e desenvolvimento urbano e ambiental , gestão urbana participativa.
O velório ocorrerá no Crematório Metropolitano (Avenida Prof. Oscar Pereira nº 584) a partir das 19 horas de hoje (27/03).
A cerimônia de despedida ocorre amanhã (28/03) às 14 horas no mesmo local.
À família nossos mais sinceros sentimentos de pesar.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →