Avanços no projeto Memória ArqUrbRS

Data: 29/03/2021
Fonte: Assessoria de Comunicação IAB RS

Memória ArqUrbRS é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que visa contribuir com a gestão dos acervos arquivístico, bibliográfico e museológico do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul.

Com trajetória de relevo no debate urbano e político nos âmbitos regional e nacional, o IAB RS reuniu mais de 40 metros lineares de documentos em 70 anos, sendo muitos deles de valor histórico e científico, com destaque à salvaguarda do fundo documental da Arquiteta e Urbanista Enilda Ribeiro. O IAB RS também possui há mais de duas décadas uma biblioteca especializada, com mais de 3 mil títulos, que merece receber um tratamento biblioteconômico a fim de se tornar acessível a um público maior. A coleção Glenda Pereira da Cruz protagoniza o acervo bibliográfico. Obras de arte bi e tridimensionais e objetos próprios do ofício do arquiteto, destinados aos processos de musealização, igualmente compõem os Acervos do IAB-RS.

Em 2019, o IAB RS destinou salas de trabalho à equipe de extensão para o início efetivo do projeto. O fomento da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS possibilitou o recondicionamento em novas caixas de polionda da quase totalidade das caixas-arquivo do Instituto. Ao final do ano, formou-se a Comissão de Acervo do IAB-RS, instância fundamental para a definição das políticas a serem adotadas sobre os acervos do IAB-RS. Foram organizados seminários em 2019 e 2020, oferecidos à comunidade em geral, promovendo a valorização profissional e o diálogo com o campo dos Direitos Humanos. 2020 foi marcado pelo início da pandemia da Covid-19 e pelo trabalho de organização e seleção documental para fins de valoração. A empresa Arquivar realizou um trabalho primordial de seleção e digitalização de mais de 4000 documentos, os quais ainda serão disponibilizados, mais adiante, para pesquisas de graduação e pós-graduação.

Ao final de 2020, o Memória ArqUrbRS foi contemplado pelo Edital Sedac nº 10 – Aquisição de Bens e Serviços, por meio de projeto elaborado pela Pangea Cultural, empresa parceira do IAB RS, e pela equipe de extensão da UFRGS. Com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), o projeto está adquirindo mobiliário e equipamentos para a gestão dos acervos. Então, com salas destinadas à biblioteca, que passou a homenagear a Arquiteta Enilda Ribeiro em seu nome, bem como ao Arquivo Histórico Demétrio Ribeiro, o IAB-RS e a UFRGS poderão avançar na consolidação do Centro de Memória do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Rio Grande do Sul, o qual já elegeu sua Diretoria para 2021 e 2022.