Feira reuniu artistas visuais no Solar do IAB

Data: 20/05/2017
Fonte: Sabrina Ortácio

Na tarde do sábado (20/05) grandes nomes das artes visuais gaúchas se encontraram no Centro Histórico de Porto Alegre. O  Solar do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) foi palco da primeira edição do projeto Ephemeros.

O público confeririu gratuitamente mais de 20 exposições, feira de artes gráficas, publicações impressas, fotografia, projeções de videoarte, intervenções e performances teatrais.
 

O projeto Ephemeros surgiu a partir das experiências pessoais dos produtores e curadores do evento Fabricio Sortica, Jaqueline Sampaio e Ziza Ferreira, vindos de diferentes áreas da cultura. 

Entre as projeções de videoarte, a Ephemeros contou com uma edição especial do Festivau De C4nn3$, que abriu convocatória dedicada ao evento. Na área de feira de arte gráfica e publicações impressas, esteve presente a Poutsplaf, do artista Gustavo Razzera, que há seis anos vem desenvolvendo este projeto que envolve fotografia, performance e corpo.
 

O ator Antônio Carlos Falcão apresentou a versão pocket do espetáculo "A Doce Bárbara" que este ano completou 36 anos em cartaz. O evento cultural contou com a realização de uma intervenção em pintura mural do artista visual Eduardo Turski, que nos últimos anos tem se dedicado ao projeto Triangulogia.
 

A feira ainda teve uma área de alimentação com a presença da Cerveja artesanal Bugio, lanches de Eduardo Althaus, atual chef do Estômago Café Vegano, além de doces da Brigaderia Barnabé.

“A ideia foi promover artistas e agentes locais, oportunizando ao público uma vivência cultural interdisciplinar e múltipla, com a participação de cerca de vinte artistas em um total de 6 horas de intensa programação”, informaram os curadores.
 
 


Confira quem participou:
 
- FEIRA DE ARTES GRÁFICAS E PUBLICAÇÕES IMPRESSAS
* Cactus Edições
* Dani Amorim
* Coletivo Decimal
* Giovani Urio
* Kaijuu Editora
* Larissa Fauri
* Lívia dos Santos
* Poutsplaf

- PERFORMANCES E INTERVENÇÕES
* Antonio Carlos Falcão
* Diego Esteves
* Fernanda Bertoncello Boff
* Isabella de Mendonça
* Qex

- VIDEOARTE
* Élle de Bernardini
* Estúdio Hybrido
* Festivau de C4nn3$
* Renata Sampaio