IAB promove abraço ao patrimônio

Data: 20/08/2018
Fonte: Sabrina Ortácio

Na manhã do sábado (18/08), na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, ocorreu uma mobilização nacional simultânea em defesa do patrimônio cultural envolvendo entidades e a comunidades de diversos municípios do país. A iniciativa do “Abraço ao Patrimônio do Brasil” foi do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). 

De acordo com o presidente nacional do IAB, Nivaldo Andrade, o Brasil tem um patrimônio cultural rico e diversificado, que vem sendo objeto de abandono, descaso e destruição, apesar da atuação dos órgãos federal, estaduais e municipais voltados à sua preservação, cujos recursos humanos e econômicos têm sido sempre inferiores ao necessário para que possam cumprir plenamente suas funções. “Preservar nosso patrimônio cultural, seja de natureza material ou imaterial, significa garantir o direito às futuras gerações de conhecer sua história e sua memória coletiva, conforme estabelecido pela Constituição Federal”, explica Nivaldo.
 

Na ocasião, houve  homenagem à arquiteta e urbanista Briane Bicca (in memorian) por sua trajetória de defesa ao patrimônio histórico cultural. Quem passou por lá também recebeu pranchetas para produzir desenhos do patrimônio.
Quem passou por lá também recebeu pranchetas para produzir desenhos do patrimônio.

A ação em rede buscou denunciar o abandono do patrimônio, que vem sendo objeto de descaso e destruição, apesar da atuação dos órgãos federais, estaduais e municipais voltados à sua preservação, cujos recursos humanos e econômicos tem sido sempre - e atualmente mais do que nunca - inferiores ao necessário para que possam cumprir plenamente suas funções.

Além de Porto Alegre, o abraço aos patrimônios culturais movimentou outros 20 prédios históricos ontem: Estação de Trem do Valongo (Santos-SP), Complexo Fepasa (Jundiaí-SP), Cine Jandaia (Salvador-BA), Casa Padre Palmeira (Vitória da Conquista-BA), Igreja de São Sebastião de Planaltina (Brasília-DF), Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (Brasília-DF), Igreja Nossa Senhora do Rosário (Vila Velha-ES), Museu da Imagem e do Som Cuiabá, Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Cuiabá-MT), Morada do Bais (Campo Grande-MS), Praça Carlos Drummond de Andrade(Belo Horizonte-MG), Sede do IAB-PB (João Pessoa-PB), Sede do IAB-PE (Recife-PE), Hotel Glória e Palacete São Cornélio (Rio de Janeiro-RJ), Cinema Icaraí (Niterói-RJ), Museu Anita Garibaldi (Laguna-SC), Centro de Conviência Cultural (Campinas-SP), Palacete Batista Seroni (Santa Maria-RS), Antiga Prefeitura (Santa Rosa) e Casa Finco (Caxias).