IAB RS entrega projetos da Ocupação Cerâmica Anita na Secretaria de Habitação de São Leopoldo

Data: 28/02/2019
Fonte: Sabrina Ortácio - jornalista

Nesta quinta-feira (28/02) o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) realizou a assinatura e entrega dos projetos arquitetônicos das casas da Ocupação Cerâmica Anita, no Bairro Vicentina, em São Leopoldo. Na ocasião, o Secretário de Habitação de São Leopoldo (Semhab), Nelson Spolaor. recebeu a arquiteta Eloise Mudo, coordenadora do projeto de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) – iniciativa que está beneficiando 40 famílias de baixa renda da localidade.

De acordo com o secretário Spolaor, a realização deste trabalho só é possível através das parcerias firmadas, como a do Projeto Inclusão Urbana. “Estamos conversando com os moradores para pensarmos na perspectiva de futuro. Hoje, por exemplo, eles podem não ter condições de construir algo mais elaborado, mas amanhã podem ter”, ressaltou.

Segundo Eloise Mudo, as plantas foram feitas de acordo com os pedidos dos moradores. “Tivemos casas de todos os jeitos. Cada um colocou o que gostaria de fazer, contanto que estivesse dentro de suas condições financeiras”, informou.

 
 

Assinatura de contratos

Na terça-feira (26/02) as famílias da Ocupação Cerâmica Anita que compareceram a Associação dos Moradores do Bairro Vicentina (Ambav) realizaram a formalização e assinatura dos contratos. Para orientar e auxiliar os moradores, estiveram presentes a arquiteta Eloise Mudo e a diretora de produção habitacionais da Semhab, Angela Müller.

Foram coletadas as assinaturas dos contratos bases, quando as famílias receberam cópias das plantas das casas e também assinaram outras três vias de documentos.

Segundo Angela Müller “Mesmo com todas as dificuldades do município, esse projeto representa uma grande conquista e também uma garantia de melhora na qualidade de vida dessas famílias”, destaca.

O projeto ATHIS teve início em 2018 e é fruto da uma cooperação técnica entre a Secretaria de Habitação de São Leopoldo (Semhab), IAB RS e Unisinos, com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Na época, o IAB RS consultou o município para a implantação da assistência técnica gratuita as famílias. O projeto acabou sendo realizado junto à Cerâmica Anita por conta de sua área, pelo alto número de moradores que lá residem e pela possibilidade de regularização do local.

O IAB RS também realizou na comunidade oficinas de instalações elétricas, em parceria com a ONG “Mulher em Construção”, referentes ao processo do desenvolvimento do projeto de unidade habitacional. Para o próximo mês, a coordenação do ATHIS já programou uma nova atividade, desta vez com foco nas instalações hidráulicas.

Até o final da semana um memorando será encaminhado para a Secretaria de Gestão de Governo, que dará prosseguimento ao programa. O projeto ainda conta com a parceria das Secretarias Geral de Geral (SGG), Obras e Viação (Semov), Meio Ambiente (Semmam) e Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae).


Fotos: Sabrina Nascimento/ Asscom Pref.São Leopoldo