IAB RS sedia I Fórum Regional BR Cidades

Data: 20/11/2018
Fonte: Sabrina Ortácio

Aconteceu nos dias 05/11 e 12/11, o I Fórum Regional do núcleo Porto Alegre do BRCidades. A atividade ocorreu em 2 dias, durante a semana, para abordar os determinados temas como: Gênero, Raça, Lgbtq , Classes no espaço urbano, Soberania, Agricultura, Terra, Economia e Meio Ambiente.As atividades reuniram representantes da sociedade civil, academia, movimentos sociais e corpo técnico (representantes do munícipio e estado).

O fórum iniciou com uma fala introdutória sobre o que é o PROJETO BRCIDADES, junto com uma contextualização política do nosso país, onde colocamos que foi um movimento iniciado pela urbanista Erminia Maricato junto à Frente Brasil Popular, ainda ano passado, em 2017, com o objetivo de pautar uma nova agenda urbana para as cidades do Brasil. O Brcidades buscar ampliar o diálogo entre os diversos atores envolvidos na sociedade, articulando iniciativas de base juntamente à academia, para a reconstrução coletiva de cidades mais justas, solidárias, economicamente dinâmicas e ambientalmente sustentáveis.

O fórum foi conduzido pela arquiteta Paula Motta, diretora do IAB RS, e pelo administrador Gelson (CAURS,- responsável pela condução da dinâmica aplicada. Foi realizada uma oficina com o objetivo de que todos os participantes tivessem seu momento de fala, podendo expor suas experiências e expectativas de forma horizontal com os demais participantes.
A atividade encerrou com o comprometimento de que todos voltassem a participar do núcleo em Porto Alegre,  a fim de termos maior representatividade dos movimentos e demais atores da sociedade para o seguimento da construção da agenda do núcleo.