Live: Mobilidade Urbana e o Direito à Cidade.

Data: 27/09/2021
Fonte: Sabrina Ortácio - jornalista

Na terça-feira (28/09), às 19h, o IAB RS promoveu a live "Mobilidade Urbana e o Direito à Cidade" com a proposta de discutir também as consequências da privatização da Carris. A transmissão ocorreu pela página do IAB RS no Facebook. 

Para assistir clique aqui: https://fb.watch/8uTyHf1cn1/


Participam:

Vereador Matheus Gomes - (PSOL) Tem trajetória no movimento estudantil, negro e nas lutas da cidade. Aluno de escola pública durante toda a sua vida, foi da primeira turma de cotistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os problemas da cidade de Porto alegre nunca passaram despercebidos: em 2013, nas Jornadas de Junho, esteve à frente e em conjunto com milhares de pessoas, especialmente da juventude, que se levantou contra o péssimo transporte público e questionando os poderes vigentes.

Prof.Nívea Oppermann - arquiteta e urbanista, mestre em Sistemas de Transporte pela UFRGS e professora da UNISINOS no curso de Arquitetura e Urbanismo e Especialização em Gestão de Cidades. Desempenhou sua atividade profissional na METROPLAN, na Prefeitura de Porto Alegre e no WRI Brasil. Participou de diversos estudos, projetos, atividades e publicações nas áreas de desenvolvimento urbano, mobilidade e transporte público.

Mariana Clemente - Urbanista (FAU USJT) e designer de experiências (Instituto Amuta). É pós-graduanda em Educação Transformadora (PUCRS). Na Cidade Ativa, coordena atividades de engajamento, pesquisas, projetos em mobilidade urbana - em especial mobilidade para pedestres - e espaços públicos. Colabora também no Como Anda, o ponto de encontro da mobilidade a pé no Brasil. O projeto é corealizado pela Cidade Ativa, Corrida Amiga, CalçadaSP e Caraminhola com apoio do Instituto Clima e Sociedade.

Mediação

Pedro Araújo - Graduado em Arquitetura pela Universitat Politècnica de Catalunya e Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Univrsidade Federal do Rio Grande do Sul - PROPUR/UFRGS. É arquiteto da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), da Prefeitura de Porto Alegre. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, em órgãos públicos e privados atuando com planejamento urbano e territorial e mobilidade.