Núcleo do IAB RS em Frederico Westphalen promove enquete na imprensa para definir instalação de Parklet

Data: 26/07/2017
Fonte: Sabrina Ortácio

Após uma enquete realizada em conjunto com emissoras de rádio e jornais da região, o Núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil em Frederico Westphalen chegou ao resultado final da votação para definir o local onde será construído o 1º Parklet da cidade.

A população escolheu que o espaço de convivência seja instalado em frente à Loja Chocolates Lugano, na rua do Comércio esquina com a Rua José Canellas, no centro da cidade. A pesquisa mostrou que outros 30% preferiam a instalação em frente à Câmara de Vereadores. Ainda, 20% em frente ao posto Dr. Ayres e 15% optaram pelo espaço em frente a lotérica Lorenzon.

O objetivo do projeto Parklet é fazer uma campanha de conscientização para o desuso do carro e incentivo ao caminhar na cidade de Frederico Westphalen, incentivando a população a se apropriar cada vez mais dos espaços urbanos de convivência e tornar as pessoas e cidades mais evoluídas e caminháveis.

Por um prazo máximo de 90 dias o Parklet fica de responsabilidade do Núcleo Frederico Westhalen IAB/RS e Prefeitura Municipal, sendo que após este período o comércio local poderá apadrinhar o mesmo, mantendo o espaço de convívio e descanso pelo tempo em que o mesmo se mantiver.

O projeto do Parklet atende as necessidades básicas de espaço público, mantendo acessibilidade universal, contendo bancos de qualidade, lixeira com separação de lixo seco e orgânico, vegetação ornamental, bicicletário adjacente, com placas de publicação do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).