Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nova Biblioteca Pública foi tema de debate no IAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na última quarta-feira, 10/07, o IAB-RS, em conjunto com Associação dos Amigos das Bibliotecas Pública do RS, promoveu a Mesa Redonda "Possibilidades, projetos e propostas de uma nova Biblioteca Pública para o Rio Grande do Sul".
Para debater o tema, foram convidados o arquiteto Paulo Bicca, Professor e Coordenador do curso da FAU- PUCRS; a arquiteta Ana Lúcia Goelzer Meira, Superintende do IPHAN-RS; o arquiteto Glenio Vianna Boher Coordenador do projeto Viva o Centro da PMPA; e a Bibliotecária Morgana Marcon, Diretora da Biblioteca Pública e representante da Secretaria de Estado da Cultura do RS.
“A Biblioteca Pública deve permanecer na área central de Porto Alegre. Afirmo isso, porque o governo chegou a propor uma nova área fora do centro, o que seria totalmente inadequado. Até o final do ano vamos ter a definição desta área e do concurso público”, afirmou Morgana Marcon.
A arquiteta Ana Lúcia Goelzer Meira apresentou possiblidades para instalação do anexo da Biblioteca, em pavilhões na região próxima ao Aeromóvel. “É possível a utilização desses espaços que têm um super potencial cultural para a cidade”, disse a arquiteta. Ela informou ainda que existem muitas dificuldades administrativas e jurídicas para concretizar a reutilização desta área.

As Quartas no IAB têm o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Data: 13 de julho
Hora: Das 14 ás 18 horas
Local: Saguão do prédio histórico da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190)

VISITA GUIADA AO PRÉDIO DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO RS
Data: 13 de julho
Hora: 15 horas
Vagas Limitadas – Agendar pelo fone: (51) 3224-5045 até o dia 12 de julho.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →