Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Por Sabrina Ortácio

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

A representatividade de uma profissão majoritariamente feminina se reflete na composição de todas as instâncias do IAB RS.  A presidência será composta de forma coletiva pelas arquitetas Clarice Misoczky de Oliveira, Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezi e Bruna Bergamaschi Tavares. Dos 12 membros do conselho diretor, oito são mulheres arquitetas e urbanistas. Além da paridade na composição do Conselho Superior e uma maioria feminina no Conselho Estadual. No interior do Estado, cinco núcleos terão mulheres na presidência.

“A gestão será presidida não por uma mulher, mas por quatro mulheres, arquitetas e urbanistas. Sim, somos muitas, mas por termos a consciência de que a violência de gênero na política fará parte da nossa jornada, como infelizmente já faz. Temos a consciência, também, de que a exigência da sociedade machista e patriarcal em que vivemos será implacável. Por isso somos muitas, não porque somos pouco, mas porque precisamos ser muito mais”, destacou Clarice Misoczky de Oliveira.

Antes do anúncio da composição da nova gestão do IAB RS, o presidente Rafael Passos fez seu discurso de encerramento do triênio 2019/2022.  “Hoje me despeço da Presidência do IAB RS, depois de seis anos, mas me despeço também da Diretoria, depois de 11 anos. Seguirei, claro, como Vice-presidente Nacional, junto ao um renovado Conselho Superior”, informou. “Olhar pra trás e poder sentir a satisfação de ter realizado um bom trabalho, o qual só foi assim porque coletivo, é tão importante quanto olhar para frente e ter a tranquilidade de que sua condução futura está em tão boas mãos, corações e mentes.”, destacou Passos.

Três presidentas mulheres

Ao longo de seus 74 anos, o IAB RS teve três presidentas mulheres. Elas estiveram à frente da entidade numa época em que a representação feminina era exceção. Através dessa iniciativa, a direção da entidade homenageou durante a cerimônia as arquitetas Enilda Ribeiro (in memorian), presidente na gestão de 1980 a 1981; Maria Isabel Maroco Milanez (in memorian), presidente na gestão de 1984 a 1985; e Sônia Mascarello, presidente na gestão de 1992 a 1993.  A ocasião contou com a presença de Rodrigo e Mirian, netos de Enilda, e de Sônia Mascarello, que participaram do descerramento da placa.

“Fui muito feliz em dirigir o IAB naquela época e tenho a certeza de que fizemos todos os esforços possíveis para dar protagonismo ao IAB junto à sociedade gaúcha. Desejo muito sucesso a essa nova liderança feminina na entidade”, destacou Marcarello.

 

Contribuições e militâncias em destaque

O momento das homenagens começou com o agradecimento à jornalista Bruna Suptitz, colunista do Jornal do Comércio, por levar nos últimos anos a pauta urbana ao grande público. Outro nome lembrado na cerimônia foi do arquiteto Iran Rosa, que faleceu em 2020 vítima da pandemia. Iran desejava doar uma de suas obras para compor o acervo da entidade. Na cerimônia, a gravura foi recebida para fazer parte do Espaço Cultural da entidade, para qual ele tanto se dedicou em vida.

A contribuição de uma mulher que foi de extrema importância na trajetória do IAB RS também foi destacada na noite A arquiteta Salma Cafruni, que por diversas gestões atuou na entidade como diretora, ou como conselheira, foi aplaudida por sua militância em toda a vida profissional. “Ela guarda muito da memória viva do nosso IAB. Recentemente foi agraciada no Cosu do Rio de Janeiro com a Medalha Gastão da Bahiana, que leva o nome do primeiro Presidente do IAB, no distante ano de 1921”, destacou Rafael Passos.

A militância de Clóvis Ilgenfritz também foi lembrada no evento. Clóvis foi fundador do Sindicato de Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul e da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanista e fundamental para a construção da política de Assistência Técnica para a Habitação Social. Antes de falecer o conselheiro do IAB por diversas gestões recebeu o Colar de Ouro da entidade no Congresso Brasileiro de Arquitetos, realizado em Porto Alegre.

“Hoje, esse colar que celebra a trajetória de Clóvis e as lutas do IAB, será presenteado a essa casa. E ficará exposto aqui na galeria do Solar, como inspiração para as futuras gerações”, discursou o arquiteto Rafael Passos, ao lado de Camilo e Tiago Holzmann da Silva.

O evento encerrou com uma grande confraternização e show da artista Raquel Leão, apresentando músicas brasileiras e autorais. Confira alguns registros:

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →