Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Crédito: Assessoria de imprensa Governo do Estado.

 

Na ocasião, o grupo entregou um relatório preliminar de impacto no meio ambiente

 

 

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

De acordo com proposta protocolada na Casa Legislativa, a justificativa do projeto da prefeitura parte da doação do Parque por parte do Estado em 2010. Na época, sob o governo de Yeda Crusius, essa doação teria como contrapartida a construção de um centro de eventos, e caso não fosse feita, voltaria ao poder do Estado.

O vice-presidente do Núcleo Hortênsias do IAB/RS, Márcio Ribas, aponta que a obra teria um impacto muito grande no meio ambiente. “A prefeitura nunca apresentou nenhum estudo ambiental, social, cultural ou econômico. A partir do nosso interesse e da comunidade em preservar o uso do parque, fomos contrários. Estamos propondo um estudo de viabilidade que ampare a questão ambiental, dando voz para a comunidade, que há 10 anos é contrária e está combatendo essa vontade do poder público”, conta.

O Parque do Palácio reúne os três principais biomas que compõem a Serra Gaúcha: os Campos de Cima da Serra, a Mata Atlântica e a Floresta de Araucárias. Diante deste contexto único, o grupo deixou exposto ao governador que a área cedida pelo Estado ao município merece mais atenção por parte do poder estadual e, diante dos últimos acontecimentos envolvendo a gestão pública municipal, essa também deve se manifestar quanto a importância deste patrimônio natural e histórico. Ainda, destacaram o seu potencial estratégico para o desenvolvimento do ecoturismo e bem estar sociocultural da população de Canela.

Conforme explica Ribas, a reunião serviu ainda para mostrar todo o histórico do movimento feito por diversas entidades, como o IAB/RS, e um estudo ambiental preliminar realizado no local. “O propósito foi destacar esse estudo, que contempla os âmbitos ambiental e urbanístico, com o objetivo de desenvolver um projeto alternativo de parque com lazer, natureza e cultura, junto ao poder público estadual”, conta. O estudo será apresentado, também, para o poder municipal.

Ribas destaca que há uma percepção por parte do governador de que a área precisa de atenção do poder público, e que o seu uso seja destinado à população, sem restrições e interferências no meio ambiente. “A área ainda está cedida para a cidade de Canela, e acreditamos que, pelo que foi falado, o interesse seja manter a área do parque para o município. Temos consciência de que o governador entendeu o sentido do parque, até porque lá está sediada a casa de verão do governador, é uma área de uso para o estado, e ele entende que é preciso um uso mais cauteloso”, afirma. Ele ressalta, ainda, que “o arquiteto Marcio Carvalho foi fundamental na articulação e diálogo com entidades e governos na formatação desse documento”.

Os próximos passos são pensados em uma forma de gestão de viabilidade, com a realização de novos estudos. “Entendemos que precisamos aprofundar e criar um sentido maior para o parque, além de capacitar e conscientizar a comunidade e os vereadores de que a área é muito importante”, finaliza.

Entidades como Amigos do Parque, Amigos das Araucárias, Conselho Municipal de Cultura e Associação Comercial e Industrial de Canela (CIC), Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias e membros da sociedade civil apoiam o movimento. As faculdades de Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) estão com as disciplinas de planejamento urbano e territorial trabalhando sobre a área do Parque do Palácio.

 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →