Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Crédito: Assessoria de imprensa Governo do Estado.

 

Na ocasião, o grupo entregou um relatório preliminar de impacto no meio ambiente

 

 

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

De acordo com proposta protocolada na Casa Legislativa, a justificativa do projeto da prefeitura parte da doação do Parque por parte do Estado em 2010. Na época, sob o governo de Yeda Crusius, essa doação teria como contrapartida a construção de um centro de eventos, e caso não fosse feita, voltaria ao poder do Estado.

O vice-presidente do Núcleo Hortênsias do IAB/RS, Márcio Ribas, aponta que a obra teria um impacto muito grande no meio ambiente. “A prefeitura nunca apresentou nenhum estudo ambiental, social, cultural ou econômico. A partir do nosso interesse e da comunidade em preservar o uso do parque, fomos contrários. Estamos propondo um estudo de viabilidade que ampare a questão ambiental, dando voz para a comunidade, que há 10 anos é contrária e está combatendo essa vontade do poder público”, conta.

O Parque do Palácio reúne os três principais biomas que compõem a Serra Gaúcha: os Campos de Cima da Serra, a Mata Atlântica e a Floresta de Araucárias. Diante deste contexto único, o grupo deixou exposto ao governador que a área cedida pelo Estado ao município merece mais atenção por parte do poder estadual e, diante dos últimos acontecimentos envolvendo a gestão pública municipal, essa também deve se manifestar quanto a importância deste patrimônio natural e histórico. Ainda, destacaram o seu potencial estratégico para o desenvolvimento do ecoturismo e bem estar sociocultural da população de Canela.

Conforme explica Ribas, a reunião serviu ainda para mostrar todo o histórico do movimento feito por diversas entidades, como o IAB/RS, e um estudo ambiental preliminar realizado no local. “O propósito foi destacar esse estudo, que contempla os âmbitos ambiental e urbanístico, com o objetivo de desenvolver um projeto alternativo de parque com lazer, natureza e cultura, junto ao poder público estadual”, conta. O estudo será apresentado, também, para o poder municipal.

Ribas destaca que há uma percepção por parte do governador de que a área precisa de atenção do poder público, e que o seu uso seja destinado à população, sem restrições e interferências no meio ambiente. “A área ainda está cedida para a cidade de Canela, e acreditamos que, pelo que foi falado, o interesse seja manter a área do parque para o município. Temos consciência de que o governador entendeu o sentido do parque, até porque lá está sediada a casa de verão do governador, é uma área de uso para o estado, e ele entende que é preciso um uso mais cauteloso”, afirma. Ele ressalta, ainda, que “o arquiteto Marcio Carvalho foi fundamental na articulação e diálogo com entidades e governos na formatação desse documento”.

Os próximos passos são pensados em uma forma de gestão de viabilidade, com a realização de novos estudos. “Entendemos que precisamos aprofundar e criar um sentido maior para o parque, além de capacitar e conscientizar a comunidade e os vereadores de que a área é muito importante”, finaliza.

Entidades como Amigos do Parque, Amigos das Araucárias, Conselho Municipal de Cultura e Associação Comercial e Industrial de Canela (CIC), Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias e membros da sociedade civil apoiam o movimento. As faculdades de Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) estão com as disciplinas de planejamento urbano e territorial trabalhando sobre a área do Parque do Palácio.

 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Concessão do Parque Marinha foi tema de debate no IAB-RS

O modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil para a iniciativa privada foi tema de um debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), como parte da programação do IAB nas Quartas. Participaram do evento o mestre em planejamento urbano pela UFRGS, Rogério Malinsky, o ex-diretor da FAUPUCRS e ex-presidente do IAB-RS, Ivan Mizoguchi, e o arquiteto, ex-presidente da Agapan e especialista em análise de impactos ambientais pela UFAM, Francisco Milanez. A mediação foi realizada pela arquiteta e urbanista e co-presidente do IAB/RS, Nathalia Danezi. O evento foi uma promoção conjunta do IAB/RS, ATUAPOA e Agapan.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar em comemoração com a cidade

Após um longo período de restauro, o público pôde conferir de perto no último sábado (19/08) a imponência da construção do Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS). A obra que iniciou nos anos 2000 passou por diversas gestões. Depois de muitos anos coberto por tapumes, o prédio voltou a fazer parte da paisagem do Centro Histórico, na semana de comemorações do dia do patrimônio cultural. O evento contou com a participação dos componentes da direção da casa, de autoridades municipais e estaduais, e do público, que prestigiou, ainda, diversas atrações culturais.

Leia Mais →

Privatização dos serviços do DMAE em pauta no IAB RS

Na quarta-feira, 09/08, o IAB RS realizou o debate sobre a privatização dos serviços de saneamento do departamento dentro da estrutura do Dmae. A entidade solidariza e apoia a luta dos servidores do CORES/Dmae/Simpa contra a privatização/concessão/parceirização do saneamento público, reforçando a necessidade de que tais decisões e processos sejam realizados à luz de dados e informações detalhadas e que representem a realidade do serviço prestado pelo departamento e da cobertura de saneamento em Porto Alegre.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar neste sábado 19 de Agosto

O prédio histórico conhecido como Solar do Conde de Porto Alegre, patrimônio protegido da cidade, é um dos últimos exemplares de solar urbano existentes no centro da Capital. Localizado na esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, o endereço foi moradia de Manuel Marques de Souza, o Conde de Porto Alegre, importante personagem ligado à história da capital gaúcha e do Estado. Após um longo processo de restauro da fachada do imóvel, o público vai poder conferir o resultado de perto em uma grande comemoração ao ar livre, no dia 19 de agosto, das 16h às 22h. A participação é gratuita e contará com atividades culturais e opções gastronômicas.

Leia Mais →