Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Perdemos Milton Mattos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Perdemos hoje (16/05) o arquiteto Milton Mattos, um exemplo de militância. Mattos faleceu por problemas cardíacos nesta madrugada, em Porto Alegre. O corpo estará sendo velado no Cemitério São Miguel e Almas, capela K, das 14h às 17h

"Pude conviver por mais de um ano com Milton Mattos no CEC. Quase diariamente.Uma grande pessoa da Cultura. Levava a arquitetura consigo nas demais linguagens que desenvolveu, em especial o teatro", declara Rafael Passos, presidente do IAB RS.

O arquiteto Milton Mattos e a jornalista Ivette Brandalise participaram dos acontecimentos de agosto de 1961, como integrantes do Teatro de Equipe, que aderiu à legalidade — do qual ele foi um dos fundadores. Além de encenar espetáculos, o local era palco para laboratórios, debates, conferências, abrindo o leque para diversas manifestações. “Havia um movimento permanente de influência na vida da cidade”, dizem.

Vale lembrar ainda do Hino da Legalidade que foi composto pelo ator Peréio com letra de Lara de Lemos, ambos integrantes do Equipe. Pronto o Hino e submetido a Brizola, que pediu para mudar a palavra “gaúchos” por “brasileiros” e “legalidade” por “lealdade”, foi a vez de providenciar a gravação pela gravadora Copacabana. A capa tinha estampada a foto de Brizola.  Clique Aqui para escutar o Hino.

 


Foto:Sul21

Mattos em matéria para o Sul21,recordou: “Em 24 horas nos mobilizamos. Já fazíamos um teatro engajado, com objetivo de que funcionasse também politicamente, não apenas como lazer. Queríamos, pretensiosamente, fazer algo que pudesse interferir no país”, analisa. “Por isso, quando Brizola levantou-se em defesa da Legalidade, interrompemos o espetáculo que fazíamos, a peça O Despacho, e instalamos o comitê”. Segundo Ivette, “foi automático” o engajamento.

 

O arquiteto Ivan Mizoguchi fez alguns recortes de imagens do livro "Trem de volta" (libretos 2003) de Mário de Almeida e Rafael Guimaraes, em homenagem ao amigo. Confira:

Confira ainda a participação de Milton Mattos no curta-metragem "Tomou Café e Esperou"

 

Tomou café e esperou (A cup of coffee and wait) from Emiliano Cunha on Vimeo.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →