Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Planos Diretores Participativos em pauta na Trienal da Arquitetura e Urbanismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Por Assessoria de Comunicação IAB RS

A necessidade de discutir o âmbito político do planejamento urbano das grandes cidades brasileiras foi a motivação do Seminário de Urbanismo Planos Diretores Participativos, que integra a programação da Trienal da Arquitetura e Urbanismo, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), em Porto Alegre.

A atividade ocorreu na sexta-feira (18 /11) no Solar do IAB RS com a participação de profissionais da arquitetura e urbanismo com grande experiência na pauta como Nabil Bonduke, Professor FAU-USP; Rosé Gampans, coordenadora do CPU- CAU RJ; Pedro Araújo, coordenador da CPUA-CAU/RS e Ricardo Mascarello, coordenador da CPUA-CAU/BR, além de Fernando Domingues Caetano, analista de Desenvolvimento Municipal – SEDU/PR.

Na abertura do evento o presidente do IAB RS, Rafael Passos, destacou que é preciso coordenar os recursos financeiros e humanos através de um conceito de público, que está sendo apagado. “No nosso caso, o planejamento urbano é a ferramenta fundamental para gerar acordos comuns. Outro desafio é democratizar a democracia”, disse Passos. Ele também citou a nova revisão do Plano Diretor de Porto Alegre que contará com uma assessoria empresarial contratada pela PMPA, focada excessivamente do mercado imobiliário. “Nós precisamos falar de patrimônio e colocar a habitação em áreas centrais”, discursou o presidente do IAB RS.

Ednezer Flores, Conselheiro Federal do CAU/RS, na ocasião representando a presidente nacional do CAU, Nádia Somekh, falou da importância do Plano Diretor se tornar pauta para o governo de transição. “Estamos produzindo um ofício para o governo eleito. Queremos que nossas pautas cheguem até lá e se tornem planos de governo para melhorar o dia a dia das nossas cidades”, afirmou.

Nabil Bonduki apresenta Plano Diretor de São Paulo

O arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, que teve papel fundamental na elaboração do Plano Diretor Estratégico de São Paulo em 2002 e 2014, apresentou parte de sua trajetória e afirmou que quando se trata de planejamento urbano é preciso equilibrar a dimensão social, ambiental, cultural, econômica e imobiliária. Ele explicou que entre os objetivos estratégicos do Plano Diretor estão a redução das desigualdades territoriais, a inclusão social, a valorização dos espaços públicos, as mudanças no modelo de mobilidade, a transição ecológica, etc. Outro ponto destacado por Bonduki, foi a função social de propriedade.

“Temos muitos desafios. Precisamos, por exemplo, reverter e estagnar o processo imobiliário que gera o esvaziamento populacional de áreas consolidadas e mais urbanizadas.”, complementou. A mobilidade também foi citada pelo arquiteto paulista como desafio. “Já vimos iniciativas que privilegiam o transporte coletivo, mas ainda é muito tímido. Entendo que o viário é uma das expressões da desigualdade” disse Bonduki, lembrando ainda das áreas ambientais e da descarbonização das cidades. O Plano Diretor não vai fazer as mudanças que nós queremos, ele dá norte e complementa outros processos políticos”, finalizou.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →