Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Planos Diretores Participativos em pauta na Trienal da Arquitetura e Urbanismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Por Assessoria de Comunicação IAB RS

A necessidade de discutir o âmbito político do planejamento urbano das grandes cidades brasileiras foi a motivação do Seminário de Urbanismo Planos Diretores Participativos, que integra a programação da Trienal da Arquitetura e Urbanismo, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), em Porto Alegre.

A atividade ocorreu na sexta-feira (18 /11) no Solar do IAB RS com a participação de profissionais da arquitetura e urbanismo com grande experiência na pauta como Nabil Bonduke, Professor FAU-USP; Rosé Gampans, coordenadora do CPU- CAU RJ; Pedro Araújo, coordenador da CPUA-CAU/RS e Ricardo Mascarello, coordenador da CPUA-CAU/BR, além de Fernando Domingues Caetano, analista de Desenvolvimento Municipal – SEDU/PR.

Na abertura do evento o presidente do IAB RS, Rafael Passos, destacou que é preciso coordenar os recursos financeiros e humanos através de um conceito de público, que está sendo apagado. “No nosso caso, o planejamento urbano é a ferramenta fundamental para gerar acordos comuns. Outro desafio é democratizar a democracia”, disse Passos. Ele também citou a nova revisão do Plano Diretor de Porto Alegre que contará com uma assessoria empresarial contratada pela PMPA, focada excessivamente do mercado imobiliário. “Nós precisamos falar de patrimônio e colocar a habitação em áreas centrais”, discursou o presidente do IAB RS.

Ednezer Flores, Conselheiro Federal do CAU/RS, na ocasião representando a presidente nacional do CAU, Nádia Somekh, falou da importância do Plano Diretor se tornar pauta para o governo de transição. “Estamos produzindo um ofício para o governo eleito. Queremos que nossas pautas cheguem até lá e se tornem planos de governo para melhorar o dia a dia das nossas cidades”, afirmou.

Nabil Bonduki apresenta Plano Diretor de São Paulo

O arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, que teve papel fundamental na elaboração do Plano Diretor Estratégico de São Paulo em 2002 e 2014, apresentou parte de sua trajetória e afirmou que quando se trata de planejamento urbano é preciso equilibrar a dimensão social, ambiental, cultural, econômica e imobiliária. Ele explicou que entre os objetivos estratégicos do Plano Diretor estão a redução das desigualdades territoriais, a inclusão social, a valorização dos espaços públicos, as mudanças no modelo de mobilidade, a transição ecológica, etc. Outro ponto destacado por Bonduki, foi a função social de propriedade.

“Temos muitos desafios. Precisamos, por exemplo, reverter e estagnar o processo imobiliário que gera o esvaziamento populacional de áreas consolidadas e mais urbanizadas.”, complementou. A mobilidade também foi citada pelo arquiteto paulista como desafio. “Já vimos iniciativas que privilegiam o transporte coletivo, mas ainda é muito tímido. Entendo que o viário é uma das expressões da desigualdade” disse Bonduki, lembrando ainda das áreas ambientais e da descarbonização das cidades. O Plano Diretor não vai fazer as mudanças que nós queremos, ele dá norte e complementa outros processos políticos”, finalizou.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →