Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Planos Diretores Participativos em pauta na Trienal da Arquitetura e Urbanismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Por Assessoria de Comunicação IAB RS

A necessidade de discutir o âmbito político do planejamento urbano das grandes cidades brasileiras foi a motivação do Seminário de Urbanismo Planos Diretores Participativos, que integra a programação da Trienal da Arquitetura e Urbanismo, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), em Porto Alegre.

A atividade ocorreu na sexta-feira (18 /11) no Solar do IAB RS com a participação de profissionais da arquitetura e urbanismo com grande experiência na pauta como Nabil Bonduke, Professor FAU-USP; Rosé Gampans, coordenadora do CPU- CAU RJ; Pedro Araújo, coordenador da CPUA-CAU/RS e Ricardo Mascarello, coordenador da CPUA-CAU/BR, além de Fernando Domingues Caetano, analista de Desenvolvimento Municipal – SEDU/PR.

Na abertura do evento o presidente do IAB RS, Rafael Passos, destacou que é preciso coordenar os recursos financeiros e humanos através de um conceito de público, que está sendo apagado. “No nosso caso, o planejamento urbano é a ferramenta fundamental para gerar acordos comuns. Outro desafio é democratizar a democracia”, disse Passos. Ele também citou a nova revisão do Plano Diretor de Porto Alegre que contará com uma assessoria empresarial contratada pela PMPA, focada excessivamente do mercado imobiliário. “Nós precisamos falar de patrimônio e colocar a habitação em áreas centrais”, discursou o presidente do IAB RS.

Ednezer Flores, Conselheiro Federal do CAU/RS, na ocasião representando a presidente nacional do CAU, Nádia Somekh, falou da importância do Plano Diretor se tornar pauta para o governo de transição. “Estamos produzindo um ofício para o governo eleito. Queremos que nossas pautas cheguem até lá e se tornem planos de governo para melhorar o dia a dia das nossas cidades”, afirmou.

Nabil Bonduki apresenta Plano Diretor de São Paulo

O arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, que teve papel fundamental na elaboração do Plano Diretor Estratégico de São Paulo em 2002 e 2014, apresentou parte de sua trajetória e afirmou que quando se trata de planejamento urbano é preciso equilibrar a dimensão social, ambiental, cultural, econômica e imobiliária. Ele explicou que entre os objetivos estratégicos do Plano Diretor estão a redução das desigualdades territoriais, a inclusão social, a valorização dos espaços públicos, as mudanças no modelo de mobilidade, a transição ecológica, etc. Outro ponto destacado por Bonduki, foi a função social de propriedade.

“Temos muitos desafios. Precisamos, por exemplo, reverter e estagnar o processo imobiliário que gera o esvaziamento populacional de áreas consolidadas e mais urbanizadas.”, complementou. A mobilidade também foi citada pelo arquiteto paulista como desafio. “Já vimos iniciativas que privilegiam o transporte coletivo, mas ainda é muito tímido. Entendo que o viário é uma das expressões da desigualdade” disse Bonduki, lembrando ainda das áreas ambientais e da descarbonização das cidades. O Plano Diretor não vai fazer as mudanças que nós queremos, ele dá norte e complementa outros processos políticos”, finalizou.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →