Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Planos Populares de Ação promovem assistência técnica de urbanismo em Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Já estão em andamento os Planos Populares de Ação que irão promover a assistência técnica de urbanismo em regiões de Porto Alegre. A iniciativa do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), tem patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e apoio do Laboratório Cidade em Projeto (CPLAB-UFRGS), do Coletivo Ambiente Crítico (CAC), do Escritório Modelo Albano Volkmer (EMAV-UFRGS), e dos Fóruns das Regiões de Planejamento da Capital Gaúcha.

O projeto vai auxiliar, mediar e capacitar os conselheiros, delegados, entidades, movimentos sociais e comunidade em geral na elaboração de Planos Populares de Ações Regionais (PPARs).
 


“Queremos construir, de forma participativa e democrática, um plano popular que colabore para destacar as necessidades de cada região e sonhar a melhoria do espaço de moradia e de convivência”, explica a arquiteta Clarice Oliveira, vice-presidente do IAB RS e coordenadora do projeto.

Do segundo semestre de 2018 até agora, já foram realizadas quatro oficinas com a proposta de construir o perfil de cada região.
 


Em fevereiro, na Região de Planejamento (RP7) a atividade ocorreu no sábado (16/02) na sede da Associação Vila São Judas Tadeu, envolvendo representantes dos seguintes bairros: Agronomia, Cel. Aparício Borges, Lomba do Pinheiro, Partenon, Santo Antônio, São José e Vila João Pessoa. A oficina contou com a presença do engenheiro ambiental Iporã Possantti, que conversou sobre questões do meio ambiente nestas regiões. Os organizadores também apresentaram dados sobre habitação, saúde, educação e infraestrutura urbana.

 


Já a oficina da Região de Planejamento (RP1) foi realizada na sede do IAB RS na quinta-feira (21/02) contando com a presença de representantes dos bairros Marcílio Dias, Floresta, Centro, Auxiliadora, Moinhos de Vento, Independência, Bom Fim, Rio Branco, Mont’Serrat, Bela Vista, Farroupilha, Santana, Petrópolis, Santa Cecília, Jardim Botânico, Praia de Belas, Cidade Baixa, Menino Deus e Azenha. Os participantes receberam informações regionais sobre habitação, saúde, educação e infraestrutura urbana, e, logo após, colocaram em prática a construção do perfil da sua região.

 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →