Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

POLÊMICA ENVOLVE AS ELEIÇÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO AMBIENTAL (CMDUA)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Ausência de transparência em processos importantes e dificuldade de comunicação são alguns dos pontos observados.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

 

Nos próximos dias ocorrerão as eleições do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (CMDUA) para o biênio 2024-2025. Entre os dias 9 de janeiro e 6 de fevereiro a população da Capital poderá votar por região, apresentando documento de identificação. O Conselho eleito será responsável pela atualização, complementação, ajustes e alterações no Plano Diretor. Recentemente, diversas irregularidades foram identificadas no processo eleitoral e demandam esclarecimentos.

Conforme a co-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS), Bruna Tavares, a entidade manifesta preocupação sobre o processo eleitoral, com destaque para as questões de transparência no processo e acesso à informação. “No período de inscrição das chapas para as regiões de planejamento e entidades, os canais de comunicação disponibilizados pela prefeitura para contato com a comissão eleitoral apresentaram problemas, como e-mail e telefones indisponíveis, tendo como opção de contato apenas o website, sem confirmação de envio de mensagem”, disse. “Outro ponto levantado diz respeito ao fato de o processo eleitoral de inscrições ter iniciado sem que houvesse sequer uma comissão eleitoral constituída”, pontua.

Diante desse cenário, no que se refere a possibilidade de impugnação de chapas, falta transparência e acesso a documentos que possam ser analisados e argumentados para as devidas impugnações, além de haver registro de contradição em critérios de impugnação das chapas referentes as regiões de planejamento. “Isso nos faz refletir em como esse processo seria conduzido em relação as entidades de representação das áreas de planejamento urbano, construção civil e ambientais. É necessário garantir que essas representações sejam feitas por entidades que de fato se relacionam e trabalhem sobre tais temas, com responsabilidade técnica e conhecimento apropriado sobre a legislação urbana e o campo do urbanismo e suas matérias afins”, afirma.

A advogada e coordenadora da ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos, Claudete Simas, manifesta profunda preocupação em relação ao atual processo eleitoral para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), desde a legalidade do edital até a fundamentação das decisões tomadas pela Comissão Eleitoral. “Temos uma ausência de respostas aos questionamentos dirigidos à Comissão Eleitoral suscitando sérias preocupações quanto à comunicação efetiva e à prestação de esclarecimentos. Destaco, ainda, que é fundamental que todos os aspectos do processo eleitoral sejam conduzidos dentro daquilo que preceitua a lei, assegurando a confiança e a participação ativa de todos os membros da comunidade interessados no desenvolvimento e preservação de nossa cidade”, relata.

Bruna Tavares complementa a manifestação do IAB-RS, relembrando que a renovação do CMDUA ocorre em um momento decisivo para Porto Alegre. “Estamos em meio à revisão do Plano Diretor, que ocorre entre disputas e em processos de fragmentação do planejamento urbano da Capital, o qual deve trabalhar no sentido de uma cidade mais equânime e com acesso ao direito à cidade para todos, em diálogo com a realidade social de Porto Alegre em seus territórios de centro e periferia”, finaliza.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

Outras Notícias

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →

Prefeitura de Santa Maria lança edital para construção de memorial da Boate Kiss

O projeto premiado no Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Memorial às Vítimas da Kiss, iniciativa da prefeitura municipal de Santa Maria, do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS) e da Associação dos familiares das vítimas e sobreviventes (AVTSM), lançado no ano de 2018, sairá do papel. O edital de licitação para construção foi lançado, e o orçamento estimado é de R$5,5 milhões.

Leia Mais →