Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Poluição visual: como combater essa praga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Poluição Visual é um termo já consagrado, mas se trata aqui de uma classe especial de interferência no ambiente, que menos afeta à natureza do que a nós, seres humanos. Ironicamente, o dano incide justamente sobre uma das características que distinguem nossa espécie, a capacidade de atribuir valores simbólicos aos espaços que habitamos, e que nos guia nesse espaço. Isto é, a poluição visual afeta a legibilidade do espaço, seu valor simbólico e os valores que nos comunica e que lhe atribuímos. Elementos de comunicação em excesso produzem uma desarmonia que ultrapassa a capacidade humana de leitura do espaço, e amortece a percepção. É verdade que nossa capacidade de abstração desses estímulos é grande, mas devemos distinguir entre o que é tolerável e o nível de funcionalidade e conforto, e aqui está a grande polêmica que enfrentamos ao contrariar os poderosos interesses de uma indústria que utiliza de forma predatória um bem público, a Paisagem. Falamos do márquetim, na sua mais agressiva encarnação, a chamada “mídia exterior”. Sua busca por espaços para nos impingir imagens publicitárias das quais não conseguimos desviar, pois invadem o espaço público, principia a alterar e corromper o caráter de nossas cidades. Bairros históricos, belezas naturais, as ambiências urbanas, nada é obstáculo frente à necessidade feérica de oferecer esses espaços para os anunciantes, muitas vezes levados a anunciar pela concorrência, já que o meio não tem grande eficiência, apesar do baixo custo. São justamente os espaços mais característicos os mais procurados, justo os que mais afetam a comunidade.
Qual o valor da própria imagem para uma comunidade? Se o patrimônio físico de algumas corporações vale por vezes menos que sua logomarca, qual será para uma capital como Porto Alegre, que luta no mundo contemporâneo para atração de investimentos, o valor da Paisagem que a simboliza? Devemos começar a pensar nesses termos quando grupos de pressão empresariais e políticos ameaçam nossa paisagem com desregulamentação de mídia exterior, sob o argumento falacioso de que pretendem gerar empregos e renda, às custas do bem estar da comunidade. E os empregos do comércio e turismo perdidos pela devastação de nossas belezas paisagísticas? E o conforto e bem estar do cidadão? E a fuga das empresas de uma cidade – fato já observado em S. Paulo – que não apresenta qualidade de vida?
Cabe a toda a sociedade, mas especialmente a nós, Arquitetos e Urbanistas, a denúncia da agressão ao ambiente humano, pois nós detemos o saber arquitetônico que permite antever as péssimas conseqüências dessa escalada de destruição do tecido urbano. Valorizemos a nossa profissão, valorizando o nosso objeto, o espaço de vida do ser humano. Carlos Alberto Sant’Ana
Arquiteto e Urbanista
Servidor do Município de Porto Alegre na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM)
Equipe de Controle e Combate à Poluição Visual

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →