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Poluição visual: como combater essa praga

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Poluição Visual é um termo já consagrado, mas se trata aqui de uma classe especial de interferência no ambiente, que menos afeta à natureza do que a nós, seres humanos. Ironicamente, o dano incide justamente sobre uma das características que distinguem nossa espécie, a capacidade de atribuir valores simbólicos aos espaços que habitamos, e que nos guia nesse espaço. Isto é, a poluição visual afeta a legibilidade do espaço, seu valor simbólico e os valores que nos comunica e que lhe atribuímos. Elementos de comunicação em excesso produzem uma desarmonia que ultrapassa a capacidade humana de leitura do espaço, e amortece a percepção. É verdade que nossa capacidade de abstração desses estímulos é grande, mas devemos distinguir entre o que é tolerável e o nível de funcionalidade e conforto, e aqui está a grande polêmica que enfrentamos ao contrariar os poderosos interesses de uma indústria que utiliza de forma predatória um bem público, a Paisagem. Falamos do márquetim, na sua mais agressiva encarnação, a chamada “mídia exterior”. Sua busca por espaços para nos impingir imagens publicitárias das quais não conseguimos desviar, pois invadem o espaço público, principia a alterar e corromper o caráter de nossas cidades. Bairros históricos, belezas naturais, as ambiências urbanas, nada é obstáculo frente à necessidade feérica de oferecer esses espaços para os anunciantes, muitas vezes levados a anunciar pela concorrência, já que o meio não tem grande eficiência, apesar do baixo custo. São justamente os espaços mais característicos os mais procurados, justo os que mais afetam a comunidade.
Qual o valor da própria imagem para uma comunidade? Se o patrimônio físico de algumas corporações vale por vezes menos que sua logomarca, qual será para uma capital como Porto Alegre, que luta no mundo contemporâneo para atração de investimentos, o valor da Paisagem que a simboliza? Devemos começar a pensar nesses termos quando grupos de pressão empresariais e políticos ameaçam nossa paisagem com desregulamentação de mídia exterior, sob o argumento falacioso de que pretendem gerar empregos e renda, às custas do bem estar da comunidade. E os empregos do comércio e turismo perdidos pela devastação de nossas belezas paisagísticas? E o conforto e bem estar do cidadão? E a fuga das empresas de uma cidade – fato já observado em S. Paulo – que não apresenta qualidade de vida?
Cabe a toda a sociedade, mas especialmente a nós, Arquitetos e Urbanistas, a denúncia da agressão ao ambiente humano, pois nós detemos o saber arquitetônico que permite antever as péssimas conseqüências dessa escalada de destruição do tecido urbano. Valorizemos a nossa profissão, valorizando o nosso objeto, o espaço de vida do ser humano. Carlos Alberto Sant’Ana
Arquiteto e Urbanista
Servidor do Município de Porto Alegre na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM)
Equipe de Controle e Combate à Poluição Visual

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

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NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

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Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

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Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

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