Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Poluição visual: o que dizem as instituiçõe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

“O substitutivo à Lei 8279/99 que foi aprovado na Câmara de Vereadores em 11 e 15 de outubro de 2001 apresenta-se como um retrocesso em termos de proteção visual à paisagem de Porto Alegre. Valendo o que a “nova lei” determina, na verdade, não haverá disciplinamento dos veículos de propaganda e publicidade em Porto Alegre, mas oficializa-se o laissez-faire, com sérias conseqüências à paisagem da cidade, que é um bem comum a toda a população. A Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural, EPAHC, da Secretaria Municipal da Cultura, vê essa decisão da Câmara com muita apreensão. A liberação total do controle e a desproteção resultará em sérias conseqüências ambientais, tornando a cidade de Porto Alegre confusa e visualmente poluída. As áreas que necessitam de proteção e os prédios de interesses, bens culturais da comunidade, estarão escondidos porque cobertos pela profusão indisciplinada e caótica de veículos publicitários e de propaganda entre eles, painéis eletrônicos e out doors iluminados feericamente, um sobre o outro, cada um deles chamando a atenção do cidadão, que estará sendo agredido nos seus direitos a uma paisagem harmônica e visualmente agradável.
Resta saber o que a população portoalegrense pensa sobre as ações incidentes no espaço da cidade em que vive. Sugerimos a promoção de uma audiência pública para a discussão do tema pelos interessados.”
EPAHC
“É preocupante o acelerado processo de degradação da paisagem urbana de Porto Alegre, a Capital Cultural do Mercosul, contemplada pelo projeto MONUMENTA-BID.
Porto Alegre precisa urgentemente de um Plano Diretor de Publicidade e Propaganda.”
Prof. Arq. José Albano Volkmer
Representante da Faculdade de Arquitetura da UFRGS
“Urge uma postura mais consistente na defesa da qualidade ambiental urbana e no disciplinamento da Publicidade e Propaganda em sintonia com o planejamento da paisagem cultural de Porto Alegre. A capital do Estado do Rio Grande do Sul enfrenta sérios problemas de poluição visual e deve assumir a responsabilidade de conter a onda de descontrole e desregramento pela mídia do uso do espaço visual.”
Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS – Seção do Rio Grande do Sul – UNESCO
“Um tema tão crucial para a cidade como esse mereceria um debate mais profundo e amplo com a sociedade. Por isso, realizei reunião na Câmara de Vereadores e requeri a instalação de Comissão Especial. Não foi suficiente para adiar a votação do projeto, mas a matéria continuará em pauta no Legislativo até conquistarmos um Plano Diretor de Publicidade e Propaganda no mobiliário urbano e ao ar livre em Porto Alegre. O que foi aprovado, especialmente nas seis emendas, já significará uma perda para a paisagem urbana da cidade e repercutirá na qualidade de vida das pessoas, no trânsito e até no mercado imobiliário”.
Vereador Beto Moesch
“Não foi aprovado apenas o uso das empenas cegas para publicidade de tamanho gigante. Votou-se que “vale tudo”, a banalização da propaganda foi instituída. Porto Alegre será vergastada por poluição visual em todos os cantos para onde olharmos.
O prefeito deve vetar essa lei. E o povo que reaja!”
Vereador Adeli Sell
“O espaço visual é público. Ninguém é obrigado a acordar todo o dia, abrir a janela e dar de cara com uma imensa foto de uma pizza, aquela franja de queijo derretido lambuzada de molho de tomate. Ou uma façoila senhora de maiô. Ou um gigantesco saco de batatas fritas. O que a cidade ganha com isso?” Jorge Furtado
Cineasta

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →