Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Prefeitura do Rio e IAB-RJ diplomam escritórios de arquitetura vencedores do Concurso Morar Carioca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Prefeitura e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) entregaram na sexta-feira (28/01), os diplomas aos 40 escritórios de arquitetura vencedores do “Concurso Morar Carioca: conceituação e prática em urbanização de favelas”. A partir de março as equipes serão contratadas pela Secretaria Municipal de Habitação (SMH) para atuarem na urbanização de 91 assentamentos distribuídos nas cinco áreas de planejamento da cidade.

As equipes projetarão intervenções que beneficiarão cerca de 89 mil domicílios, numa área de 12 milhões 251 mil m², onde serão implantados infraestrutura, equipamentos comunitários, além de programas sociais, culturais e de lazer. A partir de agora, os escritórios devem reunir a documentação necessária para a contratação.

O prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância dos projetos arquitetônicos, que podem apresentar soluções para as áreas de risco, como contenção de encostas, sem a necessidade de reassentamento de todas as famílias.

Segundo o secretário Jorge Bittar, os trabalhos apresentados para a qualificação dos escritórios são de excelente nível. “As intervenções vão levar dignidade, condições de igualdade e qualidade de vida à população mais pobre” – afirmou o secretário.

Para divulgar todos os projetos e idéias que participaram da seleção, foi lançado o Catálogo de Metodologia do Concurso Morar Carioca. Além da publicação de 480 páginas, uma exposição no IAB apresenta os trabalhos vencedores. As iniciativas fazem parte das comemorações de aniversário de 90 anos do IAB.

O Morar Carioca integra o Plano de Legado Urbano, Ambiental e Social das Olimpíadas de 2016 para a cidade. Entre as áreas beneficiadas estão as comunidades vizinhas e situadas até 4 km das futuras instalações olímpicas, como as do Complexo dos Cabritos e Tabajaras, (Copacabana e Botafogo), Vila Vintém e adjacências (Padre Miguel) e todas as comunidades no entorno da Cidade de Deus (Jacarepaguá).

A meta do Programa Morar Carioca é urbanizar até 2020 todas as favelas do Rio, num investimento de 8 bilhões, sendo 2 bilhões nos próximos dois anos.

Relação dos arquitetos responsáveis pelos trabalhos selecionados no concurso:

→ Premiados

101. Maira Francisco Rios
103. Jacira Saavedra Farias
105. Jorge Mario Jauregui
110. Gabriel Carvalho de Souza
111. Gabriel Nogueira Duarte
112. Gustavo de Oliveira Martins
115. Patricia Garcia Padilha
118. Carlos Andre Palatinic
119. Cláudia Maria Nunes Pimentel de Miranda
120. Héctor Ernesto Vigliecca Gani
123. Caio Santo Amore de Carvalho
124. Pascoal Mário Costa Guglielmi
126. Denise Portella Rosa
127. Fernando Henrique de Araujo Góes Newlands
128. Roberta Santos de Araujo Assino
130. Pedro Rivera Monteiro
135. Ciro Felice Pirondi
140. João Carlos Laufer Calafate
141. Pedro Paes Lira
145. Luis Carlos Soares Madeira Domingues
147. Alder Catunda Timbó Muniz
149. Humberto Kzure-Cerquera
150. Ana Carolina Vanni Bertoni
151. Jonathas Magalhães Pereira da Silva
153. Celso Hugo Girafa
155. Carolina Rezende Oliveira Lima
156. Sandra Regina de B Sayão Ferreira
157. Manoel Jose Ribeiro
158. Flavio de Oliveira Ferreira
161. Angela Maria Leite Barbosa
162. Gilson Ramos dos Santos
169. Armando Leitão Mendes
171. Frederico Paione
172. Claudia Brandão Cerpa
175. Alexandre Santos Loureiro
176. Solange Araujo de Carvalho
179. Danilo Ribeiro Cardoso Terra
182. Floriano Freaza Amoedo
183. Guilherme Gambier Ortemblad
184. Luiz Henrique Fragomeni

→ Menção Honrosa

102. Ivo Pedro Mareines
109. Marina Mange Grinover
116. Murilo Macedo Gabarra
122. Viviane Manzione Rubio da Câmara
131. Iso Milman
139. Carlos Murdoch Fernandes
144. Leonardo Miguez Lattavo
148. Paulo Hamilton Casé
159. Rodrigo Tejo Calviño
160. Augusto Cesar de Farias Alves
163. Tainá Reis de Paula
165. Walter dos Santos Teixeira Filho
174. Fernanda Maria Gurgel Salles

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →