* Depois de mais de dois meses de ampla adesão a um movimento de rigor na observação dos procedimentos, que levou à aprovação de nenhum processo envolvendo responsabilidade técnica na Prefeitura de Porto Alegre, o governo municipal, premido pelos investidores do mercado Imobiliário ofereceu uma proposta de negociação para a reivindicação da Gratificação de Responsabilidade Técnica, motivo do movimento.
*
* O sucesso do movimento levou éntidades representativas da Construção Civil a denunciarem a “irresponsabilidade” tanto de parte dos servidores como do Governo, o que reforça a impressão de que esse setor tem influência considerável sobre os membros do governo.
*
* Aos servidores foi oferecido um abono provisório enquanto uma comissão paritária de 16 membros negocia uma Lei que atenda ao menos parcialmente a reinvidicação, num prazo de 120 dias.
*
* O IAB-RS desde o princípio do movimento, há 14 meses, patrocinado principalmente pelo Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE) emprestou seu apoio total. Recentemente, o Forum de Entidades de Arquitetura do Rio Grande do Sul (formado por IAB-Rs, SAERGS, AAI e AsBEA-RS) emitiu nota de total apoio à reinvidicação.
*
* O entendimento geral é de que a elevação do nível de remuneratório dos servidores públicos é um fator favorável à melhor remuneração do trabalho do arquiteto, hoje em dia tão desvalorizado.

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital
O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.