Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

PRÊMIO IAB NACIONAL

Premiação nacional do IAB valoriza produção da arquitetura e urbanismo

A Premiação Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) inaugura um novo momento na longa tradição de reconhecimento e consagração da arquitetura e do urbanismo promovido pela entidade e seus diversos Departamentos ao longo de sua história.

A presidente do IAB, Maria Elisa Baptista, explica que existe uma articulação dos Departamentos Estaduais, com o objetivo comum de promover o prêmio.  “As premiações sempre tiveram como finalidade a identificação dos valores, dos avanços e da perspicácia na produção da arquitetura e do urbanismo e, se constituíram como um retrato dos contextos locais e dos momentos em que foram realizadas”, destaca a presidente.

ETAPAS E PREMIAÇÕES
As premiações acontecem em duas etapas: a primeira é a seleção estadual/regional, organizada pelos departamentos, cujo o primeiro resultado é divulgado pelos departamentos/vice-presidências organizadoras. A segunda etapa é finalizada e coordenada pela direção nacional do IAB. Nas regiões Norte e Centro-Oeste a premiação é regional, dando oportunidade para profissionais associados que residem em estados com departamentos em processo de ativação de participar da premiação.

ABRANGÊNCIA
Com o objetivo de ampliar sua abrangência sem deixar de valorizar a diversidade de iniciativas e sem negligenciar as particularidades específicas de cada contexto, as premiações estaduais são coordenadas em categorias equivalentes, de modo a garantir condições de equidade, para que então possam ser avaliadas conjuntamente em uma etapa nacional.

CATEGORIAS
Além de as novas categorias promoverem um equilíbrio entre diferentes práticas da arquitetura e do urbanismo, o modelo do prêmio também segue tendências de edições anteriores, em que o júri pode selecionar as propostas de cada categoria, entre projetos, obras construídas e trabalhos realizados, sem distinção classificatória. Dessa forma, o prêmio privilegia um retrato mais coletivo e, na medida do possível, mais diversos e complexo da produção recente, levando em conta pontos de vista distintos que possam representar melhor as condições recentes da arquitetura e do urbanismo brasileiros.

Confira as categorias:
– Cultura Arquitetônica
– Edificações
– Interiores e Design
– Técnicas e Tecnologia
– Urbanismo, Planejamento e Cidades

INSCRIÇÕES
Após a abertura do edital, as inscrições dos arquitetos são realizadas via sites dos departamentos do IAB e as premiações são vinculadas ao local da edificação e não ao estado onde se situam os escritórios. É necessário comprovar a filiação ao IAB, com o envio da carteirinha digital, que é gerada automaticamente no site https://iab.redeparcerias.com/.