Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Projeto de Edificações V da Faculdade de Arquitetura – PUC-RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A disciplina Projeto de Edificações V da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-RS, sob orientação dos professores Beatriz Kother e Paulo Cesa, tem por objetivo o desenvolvimento de um projeto de restauração de um edifício histórico, parte integrante do patrimônio cultural urbano, e o projeto de uma edificação nova, contígua e perfeitamente contextualizada, com ênfase no exercício de projetar novas arquiteturas em estruturas arquitetônicas e urbanas existentes. O tema desenvolvido no primeiro semestre deste ano foi a implantação da Sede do IAB no Solar Conde de Porto Alegre e, ao seu lado, na Riachuelo, os alunos projetaram uma edificação para arquitetos, mediante uma substituição simulada de um prédio residencial existente. Os projetos dos alunos foram realizados a partir do levantamento cadastral de autoria dos arquitetos Ediolanda Liedke e Roberto Paglioza, tendo, os alunos, atualizado o cadastro da situação de degradação em que se encontrava o Solar antes do início das obras. No final de semestre, chegou-se ao anteprojeto, com ênfase na solução de interfaces de espaços e elementos novos com o original, de modo que o intervencionado destaca-se do pré-existente. Nesse sentido tivemos desde soluções de neutralidade a propostas de maior impacto formal.
Também fez parte das atividades do semestre uma viagem de estudos a Montevideo e Colonia de Sacramento, no Uruguai, onde foram visitadas obras que passaram por restauro e as novas arquiteturas produzidas no contexto da Ciudad Vieja da capital uruguaia.
O tema serviu também para que o aluno conhecesse o IAB como instituição cultural e classista, sua história e suas dificuldades presentes.
Foi realizado, entre os meses de agosto e setembro, uma exposição dos trabalhos dos alunos(as) Caroline da Cás Maffini, Mariane C. Hickmann, Maurício Torres e Sacha Zanardo Zanin.
“A experiência de Projeto V foi bastante positiva a nós alunos, à medida que procuramos acrescentar uma nova arquitetura ao lugar, abordando o tema como uma reciclagem, porém aplicando as teorias da restauração e cartas internacionais norteadoras das intervenções restaurativas, buscando dar uma contribuição do nosso tempo”.
Professores e alunos Projeto de Edificações V
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS
A proposta da disciplina de Projeto de Edificações V da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo– PUC/RS de utilização do Solar Conde de Porto Alegre, futuro Centro Cultural e Sede do IAB-RS, como estudo de caso no primeiro semestre de 2000 e a adequação da proposta às necessidades do Projeto de Restauração do Solar, propiciou três importantes oportunidades:
1º – a aproximação dos futuros arquitetos com a entidade representante de seus interesses – IAB-RS;
2º – a digitalização correta do levantamento cadastral existente em desenho convencional datado de 1987;
3º – a realização do cadastro atualizado das patologias existentes na edificação do Solar na semana que antecedeu o início das obras.
Os trabalhos de digitalização e cadastro de patologias são subsídios fundamentais para complementação do projeto de restauração do Solar. Esta atividade propiciou uma parceria de atuação de futuros arquitetos com a entidade suprindo uma necessidade premente existente no IAB-RS naquele momento.
A participação dos alunos em reunião de Diretoria do IAB-RS, na qual seu Presidente Arquiteto Danilo Landó dedicou um momento para explanar sobre o histórico da entidade, sua importância em nível nacional e internacional, suas atribuições e objetivos, propiciou uma oportunidade de integração e conscientização.
Foi uma experiência positiva que deve servir de exemplo para novas, oportunizando integração entre estudantes e o IAB-RS. Arquiteta EDIOLANDA LIEDKE
Responsável Técnico do Projeto de Restauração do Solar Conde de Porto Alegre
Coordenadora da Comissão de Patrimônio Histórico do IAB-RS

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →