Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Projeto de Edificações V da Faculdade de Arquitetura – PUC-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A disciplina Projeto de Edificações V da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-RS, sob orientação dos professores Beatriz Kother e Paulo Cesa, tem por objetivo o desenvolvimento de um projeto de restauração de um edifício histórico, parte integrante do patrimônio cultural urbano, e o projeto de uma edificação nova, contígua e perfeitamente contextualizada, com ênfase no exercício de projetar novas arquiteturas em estruturas arquitetônicas e urbanas existentes. O tema desenvolvido no primeiro semestre deste ano foi a implantação da Sede do IAB no Solar Conde de Porto Alegre e, ao seu lado, na Riachuelo, os alunos projetaram uma edificação para arquitetos, mediante uma substituição simulada de um prédio residencial existente. Os projetos dos alunos foram realizados a partir do levantamento cadastral de autoria dos arquitetos Ediolanda Liedke e Roberto Paglioza, tendo, os alunos, atualizado o cadastro da situação de degradação em que se encontrava o Solar antes do início das obras. No final de semestre, chegou-se ao anteprojeto, com ênfase na solução de interfaces de espaços e elementos novos com o original, de modo que o intervencionado destaca-se do pré-existente. Nesse sentido tivemos desde soluções de neutralidade a propostas de maior impacto formal.
Também fez parte das atividades do semestre uma viagem de estudos a Montevideo e Colonia de Sacramento, no Uruguai, onde foram visitadas obras que passaram por restauro e as novas arquiteturas produzidas no contexto da Ciudad Vieja da capital uruguaia.
O tema serviu também para que o aluno conhecesse o IAB como instituição cultural e classista, sua história e suas dificuldades presentes.
Foi realizado, entre os meses de agosto e setembro, uma exposição dos trabalhos dos alunos(as) Caroline da Cás Maffini, Mariane C. Hickmann, Maurício Torres e Sacha Zanardo Zanin.
“A experiência de Projeto V foi bastante positiva a nós alunos, à medida que procuramos acrescentar uma nova arquitetura ao lugar, abordando o tema como uma reciclagem, porém aplicando as teorias da restauração e cartas internacionais norteadoras das intervenções restaurativas, buscando dar uma contribuição do nosso tempo”.
Professores e alunos Projeto de Edificações V
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS
A proposta da disciplina de Projeto de Edificações V da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo– PUC/RS de utilização do Solar Conde de Porto Alegre, futuro Centro Cultural e Sede do IAB-RS, como estudo de caso no primeiro semestre de 2000 e a adequação da proposta às necessidades do Projeto de Restauração do Solar, propiciou três importantes oportunidades:
1º – a aproximação dos futuros arquitetos com a entidade representante de seus interesses – IAB-RS;
2º – a digitalização correta do levantamento cadastral existente em desenho convencional datado de 1987;
3º – a realização do cadastro atualizado das patologias existentes na edificação do Solar na semana que antecedeu o início das obras.
Os trabalhos de digitalização e cadastro de patologias são subsídios fundamentais para complementação do projeto de restauração do Solar. Esta atividade propiciou uma parceria de atuação de futuros arquitetos com a entidade suprindo uma necessidade premente existente no IAB-RS naquele momento.
A participação dos alunos em reunião de Diretoria do IAB-RS, na qual seu Presidente Arquiteto Danilo Landó dedicou um momento para explanar sobre o histórico da entidade, sua importância em nível nacional e internacional, suas atribuições e objetivos, propiciou uma oportunidade de integração e conscientização.
Foi uma experiência positiva que deve servir de exemplo para novas, oportunizando integração entre estudantes e o IAB-RS. Arquiteta EDIOLANDA LIEDKE
Responsável Técnico do Projeto de Restauração do Solar Conde de Porto Alegre
Coordenadora da Comissão de Patrimônio Histórico do IAB-RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →