Prêmio IAB RS - José Albano Volkmer

Prêmio para Formandos das Faculdades Gaúchas


O Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer – foi criado na gestão do presidente Danilo Landó, promovido pelo IAB RS desde o ano de 1999 tem por objetivo destacar o melhor trabalho de conclusão de cada turma de formandos de cada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.

Nomeado em homenagem ao ex-presidente do IAB RS, José Albano Volkmer (1942/2007), notável professor e grande incentivador dos jovens arquitetos através de suas aulas, viagens, pesquisas e atividades profissionais e associativas.

O objetivo do Prêmio IAB RS é valorizar e divulgar a qualidade da produção acadêmica das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, promovendo o ensino da arquitetura e urbanismo das faculdades e reforçar sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais premiando os melhores trabalhos de conclusão das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do RS.


Capa da edição especial da revista Espaço com o catálogo dos
trabalhos premiados nas formaturas de 2014.


Capa da edição especial da revista Espaço com o catálogo dos
trabalhos premiados nas formaturas de 2015.


 
SITE ESPECIAL
Em 2016 foi criado um site especial e exclusivo para o Prêmio, no qual foram publicados todos os trabalhos que participaram da premiação nesse mesmo ano. Em 2017 também foram publicados os trabalhos premiados e os do ano de 2018 serão publicados após o julgamento da comissão, que irá ocorrer agora em 2019. 
 

No site do Prêmio IAB RS você encontra um acervo com os trabalhos premiados a partir de 2016 e também mais informações relativas à inscrição de trabalhos. As etapas 2018/1 e 2018/2 concorrerão ao prêmio final agora em 2019 e logo abrirão as inscrições.


ETAPAS DA PREMIAÇÃO
A premiação consiste em duas fases de seleção, a primeira semestral em cada faculdade e a segunda anual reunindo os trabalhos mencionados, que resultam em uma premiação, uma exposição itinerante e a publicação de um catálogo com todos os trabalhos apresentados e premiados.
 
  • Primeira fase: é semestral, realizada com cada uma das turmas de formandos de cada curso de arquitetura e urbanismo do estado (cerca de 30) e seleciona os três melhores Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC – de cada turma. Esta seleção é realizada pelos professores coordenadores das disciplinas de TCC que indicam os melhores trabalhos dentre os formandos desta turma. Os estudantes autores destes trabalhos recebem um diploma de menção honrosa e o direito de participar da seleção anual. Este diploma de menção honrosa é entregue no ato de colação de grau e integra o protocolo da cerimônia de formatura das turmas com a presença de representante do IAB RS. Nas faculdades maiores e mais antigas a entrega do Prêmio IAB já é uma tradição, é um momento esperado por professores, estudantes e familiares.
  • Segunda fase: consiste na reunião de todos os trabalhos que foram destacados em cada turma de cada faculdade e realização de uma exposição para a seleção e premiação dos melhores trabalhos. Ou seja, cada uma das faculdades participa com os melhores trabalhos de TCC, do primeiro e segundo semestres, de um grande prêmio anual. Todos estes trabalhos são submetidos a uma Comissão Julgadora independente que seleciona o prêmio anual e menções especiais.
Os prêmios são entregues aos estudantes formandos, aos professores orientadores e as faculdades com estudantes premiados. Os Prêmios ao autor do projeto vencedor ainda estão em definição, mas poderão ser: a) viagem com passagem e estadia para algum destino cobiçado pelos recém formados ou; ou b) em produtos como computador, laptop, software, material de escritório, mobiliário. Além dos prêmios para os formandos haverão placas metálicas de homenagem ao professor orientador e para a escola de origem do trabalho.
 
No dia 08 de dezembro de 2018 ocorreu a premiação no qual Pedro Paulo Leggerini Luzardo de Oliveira, da PUCRS, autor do trabalho "Memória e Paisagem - Revitalização da Ilha da Casa da Pólvora" foi o vencedor do Prêmio IAB RS 2017, que é referente aos semestres de 2017/1 e 2017/2.
 

A arquiteta Ana Paula Venturini , do Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria (RS) foi a grande vencedora da edição 2016 com o projeto que propõe a preservação de um patrimônio histórico do município de Silveira Martins
 

Pedro Terra Oliveira, da PUCRS, foi o vencedor do Prêmio 2015 com o projeto “Infraestrutura da Paisagem - Valorização Cultural e Turística de Mostardas/RS”.


Comissão organizadora e destaques do Prêmio José Albano Volkmer 2015
durante a cerimônia realizada no Solar do IAB RS

 

Cerimônia do Prêmio 2014 reuniu no Solar do IAB RS em Porto Alegre representantes das faculdades de arquitetura e urbansimo de todo o Estado 
 
Na edição de 2014 a arquiteta Cristiane Lavall foi a grande vencedora. Desde a primeira edição do Prêmio já foram mais de 240 trabalhos que receberam a menção honrosa!

PATROCÍNIO:

 
CONFIRA MAIS SOBRE O PRÊMIO NO SITE:

http://premioiabrs.org.br