Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Proposta do Museu das Águas foi detalhada no IAB-RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A noite de quarta-feira, dia 2, representou um passo importante para a cultura e a paisagem de Porto Alegre. Os critérios para a construção do Museu das Águas (MUSA), bem como sua possível localização e dimensões, foram apresentados para a comunidade. A atividade fez parte do ciclo de encontros, “Quartas no IAB”, que promove atividades culturais semanalmente no sede regional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e tem apoio da Caixa Econômica Federal.
O ex-presidente do Instituto Carlos Alberto Sant'Ana recebeu os convidados Luiz Antonio Grassi, Marcelo Allet e Giovana Becker, componentes da Comissão pró-MUSA. Grassi apresentou o histórico e as justificativas do novo espaço cultural, enquanto Allet e Giovana trataram de critérios técnicos para sua construção.

“O MUSA será um museu público, ao alcance de todos, e terá uma estrutura contemporânea e dinâmica”, explicou Grassi. A proposta, que vem sendo desenvolvida desde 2004, é dividida em três eixos: didático, histórico e de criação artística. O engenheiro ressaltou que a iniciativa está à serviço de uma melhor gestão dos recursos hídricos da Capital e do Estado, buscando promover uma maior participação da comunidade. “Para participar, é preciso conhecer, entender, e o museu é um equipamento para isso”, afirmou Grassi.
Em sua apresentação, o engenheiro também destacou 14 entidades apoiadoras da proposta, dentre estas o IAB-RS. Ele lembrou que o Instituto foi fundamental ao abrigar as reuniões do Comitê Multidisciplinar de Planejamento Urbanístico, que se encontrava para debater ações para a orla, no qual se formou um grupo de trabalho do MUSA ainda em 2009.
O arquiteto Marcelo Allet expôs critérios sociais, simbólicos, urbanístico e ambientais que irão pautar o projeto do MUSA e sua localização. Allet apresentou dois possíveis locais de construção. O primeira delas localizado no eixo do monumento à Marinha do Brasil, prevendo um prolongamento da orla sobre águas do Guaíba e uma ilha artificial. A segunda seria no entorno do Anfiteatro Pôr-do-Sol, podendo até mesmo usar a estrutura deste como parte do novo museu.

Por sua vez, a arquiteta Giovana Becker estima que o MUSA deverá ter cerca de 9.750 m², além de área de estacionamento, podendo custar em torno de R$ 44 milhões. Giovana demonstrou que, tendo três eixos a serem contemplados, a estrutura precisará abrigar exposições, apresentações, acervo histórico, além de salas de múltiplo uso.
A artista plástica Zoravia Bettiol, importante liderança do MUSA, estava presente e manifestou que o próximo passo deve ser a definição de uma área e a formalização do compromisso assumido pela administração municipal.
Os convidados ainda responderam a perguntas do público, terminando o encontro com um amplo debate. A escolha do projeto do MUSA através de concurso público foi um dos temas discutidos, sendo consenso entre os convidados que este é o modo mais democrático e transparente de escolha e que será adotado para a seleção do futuro projeto do Museu.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →

Na Mídia: Diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participa do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV

A diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participou do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV, transmitido ao vivo pelo Youtube, na tarde dessa quinta-feira (8/8). A atração trouxe o tema da construção de prédios chamados de espigões, ou seja, prédios muito mais elevados do que as construções já existentes, e contou com a presença do professor de arquitetura da UFRGS, Eber Marzulo, do consultor do Sinduscon-RS, Antonio Zago, e do arquiteto Anthony Ling. A apresentação é de Gabriel Jacobsen.

Leia Mais →

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →