Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Proposta do Museu das Águas foi detalhada no IAB-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A noite de quarta-feira, dia 2, representou um passo importante para a cultura e a paisagem de Porto Alegre. Os critérios para a construção do Museu das Águas (MUSA), bem como sua possível localização e dimensões, foram apresentados para a comunidade. A atividade fez parte do ciclo de encontros, “Quartas no IAB”, que promove atividades culturais semanalmente no sede regional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e tem apoio da Caixa Econômica Federal.
O ex-presidente do Instituto Carlos Alberto Sant'Ana recebeu os convidados Luiz Antonio Grassi, Marcelo Allet e Giovana Becker, componentes da Comissão pró-MUSA. Grassi apresentou o histórico e as justificativas do novo espaço cultural, enquanto Allet e Giovana trataram de critérios técnicos para sua construção.

“O MUSA será um museu público, ao alcance de todos, e terá uma estrutura contemporânea e dinâmica”, explicou Grassi. A proposta, que vem sendo desenvolvida desde 2004, é dividida em três eixos: didático, histórico e de criação artística. O engenheiro ressaltou que a iniciativa está à serviço de uma melhor gestão dos recursos hídricos da Capital e do Estado, buscando promover uma maior participação da comunidade. “Para participar, é preciso conhecer, entender, e o museu é um equipamento para isso”, afirmou Grassi.
Em sua apresentação, o engenheiro também destacou 14 entidades apoiadoras da proposta, dentre estas o IAB-RS. Ele lembrou que o Instituto foi fundamental ao abrigar as reuniões do Comitê Multidisciplinar de Planejamento Urbanístico, que se encontrava para debater ações para a orla, no qual se formou um grupo de trabalho do MUSA ainda em 2009.
O arquiteto Marcelo Allet expôs critérios sociais, simbólicos, urbanístico e ambientais que irão pautar o projeto do MUSA e sua localização. Allet apresentou dois possíveis locais de construção. O primeira delas localizado no eixo do monumento à Marinha do Brasil, prevendo um prolongamento da orla sobre águas do Guaíba e uma ilha artificial. A segunda seria no entorno do Anfiteatro Pôr-do-Sol, podendo até mesmo usar a estrutura deste como parte do novo museu.

Por sua vez, a arquiteta Giovana Becker estima que o MUSA deverá ter cerca de 9.750 m², além de área de estacionamento, podendo custar em torno de R$ 44 milhões. Giovana demonstrou que, tendo três eixos a serem contemplados, a estrutura precisará abrigar exposições, apresentações, acervo histórico, além de salas de múltiplo uso.
A artista plástica Zoravia Bettiol, importante liderança do MUSA, estava presente e manifestou que o próximo passo deve ser a definição de uma área e a formalização do compromisso assumido pela administração municipal.
Os convidados ainda responderam a perguntas do público, terminando o encontro com um amplo debate. A escolha do projeto do MUSA através de concurso público foi um dos temas discutidos, sendo consenso entre os convidados que este é o modo mais democrático e transparente de escolha e que será adotado para a seleção do futuro projeto do Museu.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →