Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Quartas no IAB

Atividade cultural semanal no Solar do IAB RS

Os eventos semanais do IAB RS tem como objetivo a realização de ciclos com diferentes suportes, pensados a partir da relação entre cidade, movimentos e cultura, fazendo parte das atividades do calendário da entidade. O projeto é desenvolvido desde março de 2012 no formato presencial e online.

Evento semanal do IAB RS já é tradição na casa há 8 anos!

A programação é pensada para abranger várias áreas de interesse, bem como formatos e espaços diversos, sendo que o IAB RS tem programação organizada nos seguintes ciclos:

Ciclo Desafios Urbanos: Palestras e debates sobre temas polêmicos e relevantes para os arquitetos gaúchos. Apresentação de projetos e propostas e discussão aberta com presença de arquitetos e outros profissionais envolvidos com os temas em discussão. Temas: urbanismo, planejamento, plano diretor, habitação, grandes projetos, especo público, patrimônio, polêmicas sobre a cidade.

Ciclo Viagem de Arquiteto: A partir do olhar diferenciado do arquiteto sobre a cidade e a paisagem, apresentações ilustradas e comentadas das experiências de viagem de um arquiteto convidado.

Ciclo Cidade e Cidadania: Eventos relacionados ao projeto cultural do Ponto de Cultura do Solar do IAB.

Ciclo Projeto & Obra: Apresentação de projetos e/ou obras de arquitetos convidados priorizando a revelação de jovens talentos e a arquitetura contemporânea do estado, permitindo a divulgação de arquitetura de excelência e o debate aberto sobre a nossa produção e os rumos da arquitetura gaúcha;

Ciclo Cinema e Arquitetura: Sessões de cinema com filmes que tenham a arquitetura e a cidade por tema ou cenário fundamental. Projeções em espaços inusitados do Solar do IAB com comentários e discussão por especialistas e convidados;

Bar do IAB: Evento musical e cultural para resgatar a memória do lendário Bar do IAB, espaço que reunia nos anos 70 e 80 diversos arquitetos, políticos, artistas, músicos, escritores e muitos outros clientes ilustres da cidade.

Teatro no Solar do IAB: Peças e programação teatral no Solar, usando como cenário os espaços do casarão histórico.

Exposições do Espaço IAB: Exposições de artes visuais no Solar do IAB RS selecionadas por edital público com a participação da comunidade artística do RS. Mostras Coletivas e Individuais de Artistas Plásticos do Brasil e do Exterior, contemplando as mais variadas formas de manifestações artístico-visuais: pintura, fotografia, stencil, desenho, escultura, instalação, gravura, montagem, performance, grafitti, técnica mista, manifestações contemporâneas, entre outras.

Evento tem grande participação de estudantes, arquitetos e comunidade

Todos os eventos dos ciclos são gratuitos e abertos à participação de arquitetos, estudantes e comunidade. Os temas, assuntos e convidados dos ciclos estão igualmente abertos à sugestão dos arquitetos e a comunidade, que tem participado com o envio de sugestões e indicações.

A diretoria do IAB RS é responsável pela organização dos eventos e as Comissões Permanentes e Grupos de Trabalho contribuem com suas discussões para a definição das temáticas e objetivos dos eventos.

Os formatos e espaços são diversos e as temáticas são organizadas por ciclos de debates
Programação é pensada para abranger várias áreas de interesse