Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Revitalização do Viaduto Otávio Rocha foi tema de debate promovido pelo IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ícone da paisagem urbana Portoalegrense, o Viaduto Otávio Rocha, popularmente conhecido como Viaduto da Borges, localizado no centro da Capital, irá passar por um processo de revitalização, e o projeto foi tema de encontro promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS), na noite de quarta-feira (24). Participaram da mesa o Secretário municipal de obras e infraestrutura de Porto Alegre, André Flores, o engenheiro responsável pelo projeto, Alexandre Cavani, a Chefe de Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (EPAHC), Débora Magalhães da Costa, o Presidente da Associação Representativa e Cultural dos Comerciantes do Viaduto Otávio Rocha (ARCCOV), Adacir Flores, e o Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (Compahc), Lucas Volpatto, com mediação da advogada Jacqueline Custódio. Integrantes da sociedade civil também marcaram presença.

O projeto de revitalização, tema de grande interesse tanto de agentes públicos quanto da população, especialmente dos comerciantes localizados no seu entorno, gera muitos questionamentos e reinvindicações há bastante tempo. Em função disso, o secretário André Flores abriu a sua fala ressaltando que “a atual gestão tem um compromisso com o centro da cidade e vem realizando investimentos nesse sentido”. A obra prevista no local, segundo ele, tem um grande nível de complexidade, porque envolve diversos fatores a serem pensados com total atenção: o comércio atrelado à estrutura do viaduto, que terá que ficar de portas fechadas durante o tempo de trabalho; o trânsito, cuja via é de extrema importância para ligar diversos bairros ao centro; e às questões que envolvem os prédios residenciais, muitos deles com problema de infiltração direta na estrutura do viaduto. “Não há obra que não gere transtornos, mas essa é uma demanda da cidade e precisa ser feita”, disse Flores.

Prevista para ser realizada em 18 meses com um investimento de 13,7 milhões, deve iniciar em dezembro deste ano, e contemplará toda a estrutura, incluindo os banheiros, tornando-os acessíveis para pessoas com deficiência. Flores destacou, ainda, outros dois aspectos que são avaliados no projeto. “Há uma preocupação muito grande com a iluminação pública e o uso de câmeras de segurança, porque o local, com as particularidades de sua estrutura, possui difícil monitoração hoje”, ressaltou. Para a chefe do EPHAC, Débora Magalhães da Costa, existe uma importância histórica. “É um bem tombado, e como tal a gente tomba os bens excepcionais, por sua arquitetura, e por ter sido a maior obra viária da cidade por anos”, conta. Entre vários questionamentos que o projeto levantou está no revestimento do viaduto, o cirex. “Por suas características, especialmente a porosidade, nem sempre é possível realizar a total limpeza de pixações, então fica a dúvida se ele deve ser refeito, coberto com tinta, ou outra alternativa”, aponta.

Representando uma das partes mais interessadas na obra e os seus desdobramentos, o presidente da ARCCOV, Adacir Flores, permissionário desde os anos 1980, fez um depoimento bastante emocionado, ressaltando, também, todas as reinvindicações que vêm sendo feitas ao longo dos anos naquele local. “Esse projeto precisa ser pensado do ponto de vista não apenas da restauração, mas da humanização do viaduto”, enfatizou. Ele relembrou de uma intervenção realizada entre os anos de 1998 e 2001, ocasião em que não houve nenhum diálogo com os permissionários. “Nós não queremos nenhum confronto, mas sim diálogo, para continuar trabalhando com dignidade”.

O presidente do Compahc, Lucas Volpatto, que acompanhou o último processo de limpeza da fachada do viaduto, apontou preocupação com o compromisso da prefeitura, em futuras gestões, sobre a manutenção de tudo o que será realizado. “É preciso que haja um projeto de manutenção permanente”, disse. Volpatto destacou, também, todos os problemas estruturais presentes hoje, como infiltrações e sistema de drenagem. “É uma estrutura viária e monumento complexo de se cuidar, e é aí que entra minha preocupação. Será que esse montante previsto dará contas de tudo o que é preciso ser feito?”, questionou.

O secretário André Flores finalizou e se colocou à disposição para novas consultas, tanto de entidades quanto da sociedade civil, para que não haja nenhuma dúvida e ouvir todas as reinvindicações acerca do projeto como um todo.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação IAB RS

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →