Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Saberes, Lutas e Territórios Negros em Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
No mês da Consciência Negra e em meio a importantes debates sobre as lutas da população negra, o IAB RS se faz espaço de apoio na pauta antirracistas e compreende a importância de falarmos sobre como os processos de racialização configuram nossas cidades. É nesse contexto que foi realizada a live ‘Saberes, Lutas e Territórios Negros em Porto Alegre: para além do Novembro Negro’ na noite desta quarta, dia 25 de novembro.

Participaram Geneci Flores e Onir Araújo, da Frente Quilombola RS, e Daniele Vieira, geógrafa e pesquisadora dos Territórios Negros de Porto Alegre. A mediação foi de Thaise Machado, arquiteta e urbanista e pesquisadora da arte e cultura nos Territórios Negros.

Thaise destacou a chamada ‘para além do novembro negro’, já que “a luta consiste em outros dias meses e séculos, vem de muito tempo”. E lamentou o assassinato de João Alberto Freitas, pela “condição estrutural que vem interrompendo vidas negras de forma secular”.

Daniele apresentou sua pesquisa que retoma a história de ocupação dos espaços pela população negra na Capital gaúcha, brutalmente afetada pelos processos tidos como “modernização” da região central da cidade. As grandes obras do século XIX e XX levou à periferização da população empobrecida, em sua maioria negra.

Ainda assim, Daniele destaca que “a presença negra no espaço urbano não pode ser narrada apenas a partir desse processo de deslocamento”. A pesquisadora reconhece que trabalhos sobre o processo de segregação,que relatam a violência sofrida, são legítimos. E, para além disso, “precisamos, em respeito à luta dessas pessoas, trazer o protagonismo desses grupos na constituição dos antigos povos negros”.

Geneci citou os oito territórios quilombolas urbanos de Porto Alegre – Alpes, Areal da Baronesa, Fidelix, Silva, Lemos, Machado, Flores e Família Ouro -, e afirma acreditar que existam mais que esses. Todos vivem em situação de risco, agravada pela situação de pandemia.

Onir lembrou da recomendação de não se fazer reintegração durante a pandemia. Os processos em andamento, nomeadamente o caso do Quilombo Lemos, é fruto da violência contra o povo negro. “Territorio é a proteção que temos. A cada grande obra da cidade, a alça de mira é a destruição desses territorios, expulsão, descaracterização, inclusive nominal”, disse.

O discurso de Onir e Geneci converge quando expõem a tradução dessa violência cotidiana. “A partir do momento que coloca o pé para fora da porta, a gente sofre algum preconceito. E, para não ter confronto, muitos baixam a cabeça”, lamenta Geneci. “Coisas banais como ir ao supermercado ou pegar filhos na escola é uma atividade de altissimo risco. O que estamos percebendo é que essa destruição é conjunta, ligada”, completa Onir.

No encerramento, Thaise provoca que debates como esse continuem em outras oportunidades. A live está salva na página do IAB RS no facebook.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →