Homenagem foi realizada na 172ª Reunião do Conselho Superior do IAB no Rio de Janeiro
Por Sabrina Ortácio
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) realizou na última sexta-feira (14/10) na 172ª Reunião do Conselho Superior, no Rio de Janeiro, uma cerimônia de homenagens e entrega de medalhas e colares para arquitetos e urbanistas que marcaram a história de entidade.
A arquiteta gaúcha Salma Cafruni recebeu emocionada a comenda Medalha Gastão Bahiana de Mérito Institucional do IAB. Em sua fala, Salma Cafruni fez questão de compartilhar a homenagem com colegas arquitetos do IAB RS. “Ao longo de seus 74 anos o IAB RS se tornou uma entidade respeitada, uma casa de grandes debates e de grande importância política e profissional”, destacou.
Ela também compartilhou a homenagem com todos os arquitetos da direção nacional do IAB que não mediram esforços para que a entidade chegasse aos 100 anos. “Não é qualquer entidade que festeja um centenário e a nossa é primeira”, falou orgulhosa.
Para Rafael Passos, presidente do IAB RS e vice-presidente nacional do IAB, Salma tem uma atuação constante na entidade. “Sua contribuição sempre foi muito importante em ações e tarefas longe dos holofotes. Essa merecida homenagem é o reconhecimento dessa trajetória. Salma guarda muito da memória viva de nosso IAB”, destacou o presidente.
Na mesma noite, também receberam honrarias mais quatro arquitetos brasileiros. Receberam as Medalhas Gastão Bahiana os conselheiros Antônio Moraes de Castro e Vera França e Leite. A Medalha Lúcio Costa foi concedida ao arquiteto Luiz Carlos Toledo e o Colar do IAB arquiteta Dora Alcântara.
A 172ª Reunião do Conselho Superior da entidade aconteceu entre os dias 12 e 14 de outubro na sede do departamento Rio de Janeiro. O evento debateu pautas como ordenamento do território, desafios ambientais e a moradia digna, programas de voluntariado, entre outros temas.
Crédito fotos: @raphaelmagalhaessouza / Raphael Magalhães