Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Salma Cafruni recebe Medalha Gastão Bahiana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Homenagem foi realizada na 172ª Reunião do Conselho Superior do IAB no Rio de Janeiro

Por Sabrina Ortácio

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) realizou na última sexta-feira (14/10) na 172ª Reunião do Conselho Superior, no Rio de Janeiro, uma cerimônia de homenagens e entrega de medalhas e colares para arquitetos e urbanistas que marcaram a história de entidade.

A arquiteta gaúcha Salma Cafruni recebeu emocionada a comenda Medalha Gastão Bahiana de Mérito Institucional do IAB. Em sua fala, Salma Cafruni fez questão de compartilhar a homenagem com colegas arquitetos do IAB RS. “Ao longo de seus 74 anos o IAB RS se tornou uma entidade respeitada, uma casa de grandes debates e de grande importância política e profissional”, destacou.

Ela também compartilhou a homenagem com todos os arquitetos da direção nacional do IAB que não mediram esforços para que a entidade chegasse aos 100 anos. “Não é qualquer entidade que festeja um centenário e a nossa é primeira”, falou orgulhosa.

Para Rafael Passos, presidente do IAB RS e vice-presidente nacional do IAB, Salma tem uma atuação constante na entidade. “Sua contribuição sempre foi muito importante em ações e tarefas longe dos holofotes. Essa merecida homenagem é o reconhecimento dessa trajetória. Salma guarda muito da memória viva de nosso IAB”, destacou o presidente.

 

Na mesma noite, também receberam honrarias mais quatro arquitetos brasileiros. Receberam as Medalhas Gastão Bahiana os conselheiros Antônio Moraes de Castro e Vera França e Leite. A Medalha Lúcio Costa foi concedida ao arquiteto Luiz Carlos Toledo e o  Colar do IAB arquiteta Dora Alcântara.

A 172ª Reunião do Conselho Superior da entidade aconteceu entre os dias 12 e 14 de outubro na sede do departamento Rio de Janeiro. O evento debateu pautas como ordenamento do território, desafios ambientais e a moradia digna, programas de voluntariado, entre outros temas.

 

Crédito fotos: @raphaelmagalhaessouza / Raphael Magalhães

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →