Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

São Francisco de Paula lança Concurso de Arquitetura para nova sede da UERGS Hortênsias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Com intuito de expandir e potencializar a atuação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em São Francisco de Paula, a prefeitura do município em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e da UERGS lançam na segunda-feira (14/03) o “Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) – Unidade Hortênsias ”.

O evento online ocorre a partir das 11 horas, com transmissão ao vivo pelo Instagram nos perfis @prefasaochico e @iab.rs. Participam da cerimônia Thiago Teixeira, vice-prefeito do município; Leonardo Beroldt, reitor da UERGS; Rafael Passos, presidente do IAB RS; e Natan Franciel Arend, coordenador de concursos do IAB RS e vice-presidente da entidade. O edital e o site do concurso serão lançados durante o evento e o vídeo oficial estará publicado no mesmo dia nos perfis do IAB RS e da Prefeitura.

A nova sede da Unidade Hortênsias da UERGS será construída na área central da cidade, em um terreno doado pela prefeitura com cerca de 1200m², que irá impactar positivamente o cotidiano comunitário. “Estamos atentos às necessidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural de nossa comunidade e temos tomado uma série de ações para tornar a educação um elemento norteador das políticas públicas do município”, destaca o prefeito Marcos Aguzzolli.

A iniciativa de realização do Concurso tem como proposta garantir um processo licitatório transparente e democrático para reunir projetos de arquitetos e urbanistas de todo o Brasil. Essa modalidade de escolha é exclusivamente baseada no critério técnico de qualidade e todas as propostas inscritas serão avaliadas por um júri especializado e de maneira sigilosa. O primeiro colocado receberá uma premiação de 100 mil reais e terá assegurada sua contratação pela administração municipal.

As propostas poderão ser enviadas através do site www.concursouergssaochico.org  entre os dias 21 de março e 13 de maio de 2022.  A participação no concurso está aberta exclusivamente a pessoas jurídicas, devidamente registradas e em situação regular no CAU. No ato da inscrição, deverá ser indicado o responsável técnico, legalmente habilitado, com formação e atribuição em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, residente e domiciliado no Brasil.

 

COLOQUE NA AGENDA
O que: Lançamento do “Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) – Unidade Hortênsias”.
Quando: Dia 14 de março (segunda-feira)
Horário: 11 horas
Onde: Transmissão via Instagram pelos perfis @prefasaochico e @iab.rs

Saiba mais sobre São Francisco de Paula:
São Chico, como é carinhosamente chamada pelos seus habitantes, é um município localizado no Estado do Rio Grande do Sul, nos campos de cima da serra, a cerca de 113 km de distância da capital gaúcha, Porto Alegre. Contando com uma população estimada de 21.000 habitantes.

Sobre a UERGS Hortênsias:
A Unidade Hortênsias da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul foi fundada em São Chico há cerca de 20 anos atrás, e, ao longo deste tempo, de atuação pública e comunitária, tornou-se um importante motor de desenvolvimento socioeconômico para São Chico, dispondo cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, além de um Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →