Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

São Francisco de Paula lança Concurso de Arquitetura para nova sede da UERGS Hortênsias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Com intuito de expandir e potencializar a atuação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em São Francisco de Paula, a prefeitura do município em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e da UERGS lançam na segunda-feira (14/03) o “Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) – Unidade Hortênsias ”.

O evento online ocorre a partir das 11 horas, com transmissão ao vivo pelo Instagram nos perfis @prefasaochico e @iab.rs. Participam da cerimônia Thiago Teixeira, vice-prefeito do município; Leonardo Beroldt, reitor da UERGS; Rafael Passos, presidente do IAB RS; e Natan Franciel Arend, coordenador de concursos do IAB RS e vice-presidente da entidade. O edital e o site do concurso serão lançados durante o evento e o vídeo oficial estará publicado no mesmo dia nos perfis do IAB RS e da Prefeitura.

A nova sede da Unidade Hortênsias da UERGS será construída na área central da cidade, em um terreno doado pela prefeitura com cerca de 1200m², que irá impactar positivamente o cotidiano comunitário. “Estamos atentos às necessidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural de nossa comunidade e temos tomado uma série de ações para tornar a educação um elemento norteador das políticas públicas do município”, destaca o prefeito Marcos Aguzzolli.

A iniciativa de realização do Concurso tem como proposta garantir um processo licitatório transparente e democrático para reunir projetos de arquitetos e urbanistas de todo o Brasil. Essa modalidade de escolha é exclusivamente baseada no critério técnico de qualidade e todas as propostas inscritas serão avaliadas por um júri especializado e de maneira sigilosa. O primeiro colocado receberá uma premiação de 100 mil reais e terá assegurada sua contratação pela administração municipal.

As propostas poderão ser enviadas através do site www.concursouergssaochico.org  entre os dias 21 de março e 13 de maio de 2022.  A participação no concurso está aberta exclusivamente a pessoas jurídicas, devidamente registradas e em situação regular no CAU. No ato da inscrição, deverá ser indicado o responsável técnico, legalmente habilitado, com formação e atribuição em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, residente e domiciliado no Brasil.

 

COLOQUE NA AGENDA
O que: Lançamento do “Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) – Unidade Hortênsias”.
Quando: Dia 14 de março (segunda-feira)
Horário: 11 horas
Onde: Transmissão via Instagram pelos perfis @prefasaochico e @iab.rs

Saiba mais sobre São Francisco de Paula:
São Chico, como é carinhosamente chamada pelos seus habitantes, é um município localizado no Estado do Rio Grande do Sul, nos campos de cima da serra, a cerca de 113 km de distância da capital gaúcha, Porto Alegre. Contando com uma população estimada de 21.000 habitantes.

Sobre a UERGS Hortênsias:
A Unidade Hortênsias da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul foi fundada em São Chico há cerca de 20 anos atrás, e, ao longo deste tempo, de atuação pública e comunitária, tornou-se um importante motor de desenvolvimento socioeconômico para São Chico, dispondo cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, além de um Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →