Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Secretaria e recepção do IAB RS estão de cara nova

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
As duas salas destinadas para a recepção e secretaria do IAB RS, na entrada principal do Solar Conde de Porto Alegre, ganharam um novo projeto de arquitetura de interiores. Os espaços agora contam com três equipamentos de ar-condicionado, mobiliário moderno e funcional, além de nova iluminação, pinturas nas paredes e instalações elétricas.

Madalena Gusen, secretaria sênior do IAB RS, comemora as mudanças. “Foi muito gratificante fazer parte do processo de obra do IAB. Esvaziar as salas, ver o caos que ficou e depois ver a inauguração com mobiliário novo, pintura nova e todas aquelas plantas dá uma sensação de vida nova! Era tudo que precisávamos para voltar o presencial com muita alegria”, diz. Ela aproveita para informar que o funcionamento está ocorrendo no local de segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 13h às 17h.
 

 
De acordo com Rochele Lyrio, diretora administrativa do IAB RS, essa realização é a soma de um esforço conjunto da atual gestão e de gestões anteriores do IAB. Ela esteve à frente das obras ao lado da arquiteta Tamáris Pivatto, diretora administrativa adjunta. As duas destacam que manutenções são necessárias para preservar as edificações, que contam histórias através dos anos. “É uma alegria para nós poder proporcionar um espaço melhor para todos no IAB, em especial para nossa equipe”, comemoram. “Que possamos seguir a realização de um sonho coletivo, que é o restauro da fachada do IAB, da rua Riachuelo”.
 
O gerenciamento da obra foi do arquiteto Lucas Volpatto, especialista em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Edificado. Ele informa que as intervenções no Solar contemplaram a conservação do soalho de madeira e do retrofit das instalações elétricas e lógica, além da recuperação do reboco das paredes. Os projetos complementares foram realizados pelo arquiteto Evandro Martins.


O arquiteto e maker, Samuel Biron Rodrigues, fundador da Sambi, empresa da indústria criativa e manufatura que cria e produz mobiliário e objetos com fabricação digital, conta que quando o IAB-RS entrou em contato solicitando o projeto e fabricação do mobiliário (e ainda deu carta branca para a criação) foi uma alegria e satisfação. “Paramos o que estávamos fazendo para discutir as possibilidades e formamos uma equipe para dar início aos projetos”, revela.
 

Para Samuel, atender o Instituto de Arquitetos do Brasil, entidade que admira e respeita desde o tempo da faculdade, e ter a responsabilidade de fazer algo que seja do agrado de todos e cumpra a sua função: não foi tarefa fácil! “O desafio foi gigante, eram mais de 10 peças diferentes que iam desde apoio para cpu até cristaleira para exposição de troféus, e deveriam conversar entre si, pois se tratava de uma coleção. Usamos a Fabricação Digital como protagonista, só desta maneira conseguimos transferir as curvas do logo do IAB para o DNA de cada peça”, explica.
 

As peças foram pensadas para ter o melhor aproveitamento possível. Como matéria prima a escolha foi o Compensado Multilaminado, por conta da sua durabilidade, beleza, versatilidade, sustentabilidade e por se tratar de lâminas naturais de madeiras provenientes de reflorestamento. Uma vez que os desenhos e cortes foram feitos por meio digital, através de computadores e máquina CNC Router, o acabamento foi finalizado todo à mão. As peças passaram por 3 processos de lixamento e 2 de pintura com Verniz PU Fosco ou Textura Golf Preta, garantindo um recobrimento mais durável.

 


“O resultado foi móveis duráveis e resistentes, além de muito práticos, eficientes e com o design bacana feito com muito amor e carinho pela Sambi. Em homenagem ao IAB-RS colocamos o nome desta coleção de Office I.A”. diz Samuel Rodrigues.

A empresa Marelli, foi responsável pela doação das cadeiras operacionais. “Foi uma honra para nós poder contribuir com uma instituição tão importante para mercado e para os arquitetos”, destaca Kely Melo, analista de comunicação.
 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →