Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Secretaria e recepção do IAB RS estão de cara nova

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
As duas salas destinadas para a recepção e secretaria do IAB RS, na entrada principal do Solar Conde de Porto Alegre, ganharam um novo projeto de arquitetura de interiores. Os espaços agora contam com três equipamentos de ar-condicionado, mobiliário moderno e funcional, além de nova iluminação, pinturas nas paredes e instalações elétricas.

Madalena Gusen, secretaria sênior do IAB RS, comemora as mudanças. “Foi muito gratificante fazer parte do processo de obra do IAB. Esvaziar as salas, ver o caos que ficou e depois ver a inauguração com mobiliário novo, pintura nova e todas aquelas plantas dá uma sensação de vida nova! Era tudo que precisávamos para voltar o presencial com muita alegria”, diz. Ela aproveita para informar que o funcionamento está ocorrendo no local de segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 13h às 17h.
 

 
De acordo com Rochele Lyrio, diretora administrativa do IAB RS, essa realização é a soma de um esforço conjunto da atual gestão e de gestões anteriores do IAB. Ela esteve à frente das obras ao lado da arquiteta Tamáris Pivatto, diretora administrativa adjunta. As duas destacam que manutenções são necessárias para preservar as edificações, que contam histórias através dos anos. “É uma alegria para nós poder proporcionar um espaço melhor para todos no IAB, em especial para nossa equipe”, comemoram. “Que possamos seguir a realização de um sonho coletivo, que é o restauro da fachada do IAB, da rua Riachuelo”.
 
O gerenciamento da obra foi do arquiteto Lucas Volpatto, especialista em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Edificado. Ele informa que as intervenções no Solar contemplaram a conservação do soalho de madeira e do retrofit das instalações elétricas e lógica, além da recuperação do reboco das paredes. Os projetos complementares foram realizados pelo arquiteto Evandro Martins.


O arquiteto e maker, Samuel Biron Rodrigues, fundador da Sambi, empresa da indústria criativa e manufatura que cria e produz mobiliário e objetos com fabricação digital, conta que quando o IAB-RS entrou em contato solicitando o projeto e fabricação do mobiliário (e ainda deu carta branca para a criação) foi uma alegria e satisfação. “Paramos o que estávamos fazendo para discutir as possibilidades e formamos uma equipe para dar início aos projetos”, revela.
 

Para Samuel, atender o Instituto de Arquitetos do Brasil, entidade que admira e respeita desde o tempo da faculdade, e ter a responsabilidade de fazer algo que seja do agrado de todos e cumpra a sua função: não foi tarefa fácil! “O desafio foi gigante, eram mais de 10 peças diferentes que iam desde apoio para cpu até cristaleira para exposição de troféus, e deveriam conversar entre si, pois se tratava de uma coleção. Usamos a Fabricação Digital como protagonista, só desta maneira conseguimos transferir as curvas do logo do IAB para o DNA de cada peça”, explica.
 

As peças foram pensadas para ter o melhor aproveitamento possível. Como matéria prima a escolha foi o Compensado Multilaminado, por conta da sua durabilidade, beleza, versatilidade, sustentabilidade e por se tratar de lâminas naturais de madeiras provenientes de reflorestamento. Uma vez que os desenhos e cortes foram feitos por meio digital, através de computadores e máquina CNC Router, o acabamento foi finalizado todo à mão. As peças passaram por 3 processos de lixamento e 2 de pintura com Verniz PU Fosco ou Textura Golf Preta, garantindo um recobrimento mais durável.

 


“O resultado foi móveis duráveis e resistentes, além de muito práticos, eficientes e com o design bacana feito com muito amor e carinho pela Sambi. Em homenagem ao IAB-RS colocamos o nome desta coleção de Office I.A”. diz Samuel Rodrigues.

A empresa Marelli, foi responsável pela doação das cadeiras operacionais. “Foi uma honra para nós poder contribuir com uma instituição tão importante para mercado e para os arquitetos”, destaca Kely Melo, analista de comunicação.
 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →