Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Seminário Q+50 – Planejamento e Participação – o caso de Rosario, Argentina

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A cientista política argentina Natália Carnovale, Coordenadora de Projetos Estratégicos da Municipalidade de Rosário, Argentina, falou da complexidade das cidades e de como lidar com as diferentes problemáticas de forma estratégica e participativa.  Os principais planos pensados ao longo prazo pela administração municipal de Rosário englobaram ações estratégicas, setoriais e participativas. “A cidade que tínhamos não estava funcionando, então paramos para pensar a cidade envolvendo a cultura, a economia e a coletividade, dentro do projeto de planificação estratégica”, informou Carnovale. O processo de mudanças em Rosário começou 1995 com participação de 200 instituições do município, que pensaram a cidade para os 10 anos seguintes, identificando as necessidades e realizando um diagnóstico, uma visão de linhas estratégicas. Então surgiram 5 linhas de ação e 74 projetos transformadores que em 2009 já obtinham 80% de conclusão. Na região metropolitana foram 88 projetos transformadores com a participação de 400 instituições. Tanto em Rosário quanto para a região metropolitana foi criada uma junta coordenadora, um conselho geral, uma oficina de coordenação técnica, um conselho técnico consultivo e um suporte técnico para projetos.
“Pensamos a cidade como um corpo humano e cada órgão tinha que funcionar perfeitamente”, exemplificou a cientista política. Ela explicou que tudo que foi realizado estava relacionado com sentidos inovadores, dentro de um plano de igualdade e processo coletivo. O processo de execução contou com uma plataforma de consensos e articulações públicas e privadas, novas instituições participantes, agência de desenvolvimento, polo tecnológico com participação de arquitetos, além de mecanismos de gestão, gerando um projeto compartilhado de cidade.  “Foram inúmeras tratativas para podermos consolidar todos os projetos, devido ao volume construído e a escala que gostaríamos de alcançar”, informou.
Como produto, Carnovale disse que primeiro a administração de Rosário entendeu que era preciso identificar os setores que necessitavam de projeto estratégico e intervenção urbanística e cultural. “O projeto de transformação de Rosário também pode ser visto como um grande plano de comunicação, onde foram evidenciadas as problemáticas e, a partir disso, ocorreu uma sinergia com todos os setores de trabalhos”. Foram criadas novas oportunidades públicas e gratuitas nas áreas da educação, saúde, lazer e esportes, que incentivaram o encontro entre as pessoas e a cidadania.  A administração da cidade também trabalha para promover a indústria, a economia e infraestrutura. Pensamos na mobilidade urbana sustentável, em edificações estratégicas, passeios públicos, aproveitamento de áreas desativadas para criação de novos espaços culturais e turísticos. Ao todo foram três mil arquitetos envolvidos nos projetos. Assim tivemos uma cidade mais harmoniosa e respeitosa com as pessoas. Concluiu sua apresentação com a recomendação de que devemos nos “animar a sonhar a cidade que queremos juntamente com outros que pensem diferentemente de nós” e que somente assim será possível construir a verdadeira transformação.
Seguiu-se debate animado sobre a proximidade deste qualificado caso de planejamento e de recuperação da cidade e pertinência deste modelo adotado em uma realidade muito próxima à realidade brasileira. O presidente do CAU BR, Haroldo Pinheiro, realizou importante manifestação destacando a relevância do evento e a necessidade que as próximas edições do Q+50 mantenham a mesma qualidade e profundidade. E o presidente do IAB nacional, Sergio Magalhães, encerrou o evento reforçando e destacando que são as questões maiores da profissão que devem pautar a atuação do CAU e das entidades para a construção de uma cidade justa e democrática com a participação efetiva dos arquitetos e urbanistas. Ambos foram muito aplaudidos pelos presentes.
Natália Carnovale
Cientista Política. Coordenadora de Projetos Estratégicos do Gabinete Municipal de Rosario, Argentina, e Coordenadora do Conselho Econômico e Social da Municipalidad de Rosario. Ex Coordenadora do Plano Estratégico da cidade de Rosario.
Clique aqui e confira a apresentação realizada por Natália.

Confira mais notícias sobre o Seminário:
Abertura do Q+50 reúne arquitetos de todo o Brasil em Rio Grande
Seminário Q+50 – Mesa redonda aborda Moradia Brasileira
Seminário Q+50 – Sergio Magalhães fala sobre Habitação e a Cidade Democrática
Seminário Q+50 – Participação, Planejamento e Projeto em discussão no segundo dia do Seminário Quitandinha

Parceiros:

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →