Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

SENGE e IAB iniciam tratativas para ampliação da sede

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Conforme antecipamos na edição nº 105 da Revista O Engenheiro, as instalações atuais do Sindicato dos Engenheiros já se encontram subdimensionadas para atender não apenas a atual demanda, mas principalmente as crescentes projeções de expansão do Programa de Qualificação Profissional e do atendimento aos associados e à categoria. Após a decisão pela ampliação da sede, amparada por deliberações da Assembleia Geral e por estudo encomendado ao Instituto Pesquisa de Mercado da Unisinos, o passo inicial foi dado na tarde da última quarta-feira (18), quando estiveram reunidas no SENGE as diretorias do Sindicato e do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS).
Na oportunidade, o SENGE apresentou os relatórios do estudo do IPM, que inclui um levantamento das potencialidades a serem exploradas pelo futuro empreendimento. Para tanto, foram consideradas as necessidades do SENGE, as demandas da categoria, as características urbanísticas e de mobilidade dos bairros Menino Deus e Azenha, entre outros aspectos decisivos para a concepção básica com vistas à organização por parte do IAB de um amplo concurso arquitetônico aberto à participação de qualquer profissional habilitado.
Presente no encontro, o presidente Tiago Holzmann da Silva, defendeu a necessidade de que todos os projetos de arquitetura e urbanismo para obras públicas e de entidades como o Sindicato sejam contratados através de concursos públicos de projetos. Segundo ele, esta será sempre a modalidade de licitação mais adequada e que irá gerar os melhores resultados tanto para o promotor quanto para a sociedade, já que o critério de escolha será o da qualidade e não o do menor preço. Holzmann assegura ainda ser esta a forma mais democrática, transparente e participativa de contratação existente, até mesmo porque “os concursos públicos são uma recomendação da ONU/Unesco e os países que adotam esta recomendação são referências internacionais em qualidade do espaço urbano e construído”, conclui citando a França, Holanda, Canadá, Coréia, entre outros.
O presidente do IAB salienta que “muito além da folclórica rivalidade”, arquitetos e engenheiros são parceiros diários nos escritórios e canteiros de obras e não deve ser diferente entre suas entidades. “Temos muito mais objetivos em comum como profissionais e técnicos do que podemos imaginar e nossa responsabilidade com a sociedade é pela construção de cidades mais justas e sustentáveis, sendo este concurso uma grande oportunidade de comprovar estas questões e materializar a parceria”.
Também presente ao encontro, o vice-presidente do SENGE Alexandre Mendes Wollmann afirmou que a qualificação profissional é outra pauta importante que passa a envolver o SENGE e IAB-RS. Valendo-se do Programa de Qualificação Profissional do Sindicato dos Engenheiros e da expertise do IAB RS na formação continuada dos arquitetos – principalmente os jovens profissionais , as duas entidades aproximam-se com rapidez da materialização de um importante convênio na área de capacitação. Neste sentido já está agendado um novo encontro de trabalho para os primeiros dias de 2014, visando a viabilidade imediata da formalização de um acordo de colaboração.
Foto: SENGE/RS
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →