Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

SENGE e IAB iniciam tratativas para ampliação da sede

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Conforme antecipamos na edição nº 105 da Revista O Engenheiro, as instalações atuais do Sindicato dos Engenheiros já se encontram subdimensionadas para atender não apenas a atual demanda, mas principalmente as crescentes projeções de expansão do Programa de Qualificação Profissional e do atendimento aos associados e à categoria. Após a decisão pela ampliação da sede, amparada por deliberações da Assembleia Geral e por estudo encomendado ao Instituto Pesquisa de Mercado da Unisinos, o passo inicial foi dado na tarde da última quarta-feira (18), quando estiveram reunidas no SENGE as diretorias do Sindicato e do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS).
Na oportunidade, o SENGE apresentou os relatórios do estudo do IPM, que inclui um levantamento das potencialidades a serem exploradas pelo futuro empreendimento. Para tanto, foram consideradas as necessidades do SENGE, as demandas da categoria, as características urbanísticas e de mobilidade dos bairros Menino Deus e Azenha, entre outros aspectos decisivos para a concepção básica com vistas à organização por parte do IAB de um amplo concurso arquitetônico aberto à participação de qualquer profissional habilitado.
Presente no encontro, o presidente Tiago Holzmann da Silva, defendeu a necessidade de que todos os projetos de arquitetura e urbanismo para obras públicas e de entidades como o Sindicato sejam contratados através de concursos públicos de projetos. Segundo ele, esta será sempre a modalidade de licitação mais adequada e que irá gerar os melhores resultados tanto para o promotor quanto para a sociedade, já que o critério de escolha será o da qualidade e não o do menor preço. Holzmann assegura ainda ser esta a forma mais democrática, transparente e participativa de contratação existente, até mesmo porque “os concursos públicos são uma recomendação da ONU/Unesco e os países que adotam esta recomendação são referências internacionais em qualidade do espaço urbano e construído”, conclui citando a França, Holanda, Canadá, Coréia, entre outros.
O presidente do IAB salienta que “muito além da folclórica rivalidade”, arquitetos e engenheiros são parceiros diários nos escritórios e canteiros de obras e não deve ser diferente entre suas entidades. “Temos muito mais objetivos em comum como profissionais e técnicos do que podemos imaginar e nossa responsabilidade com a sociedade é pela construção de cidades mais justas e sustentáveis, sendo este concurso uma grande oportunidade de comprovar estas questões e materializar a parceria”.
Também presente ao encontro, o vice-presidente do SENGE Alexandre Mendes Wollmann afirmou que a qualificação profissional é outra pauta importante que passa a envolver o SENGE e IAB-RS. Valendo-se do Programa de Qualificação Profissional do Sindicato dos Engenheiros e da expertise do IAB RS na formação continuada dos arquitetos – principalmente os jovens profissionais , as duas entidades aproximam-se com rapidez da materialização de um importante convênio na área de capacitação. Neste sentido já está agendado um novo encontro de trabalho para os primeiros dias de 2014, visando a viabilidade imediata da formalização de um acordo de colaboração.
Foto: SENGE/RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →