Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

SMAM realizou audiência pública para discutir a implantação da nova sede da OSPA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em 20 de dezembro de 2005 realizou-se a consulta pública para licenciamento ambiental do novo Teatro da OSPA , organizada pela SMAM sob o comando do Secretário Municipal do Meio Ambiente Beto Moesch, nas dependências da Igreja Batista, no bairro Floresta, onde significativo número de pessoas compareceram entre autoridades municipais, representantes de organizações da comunidade e os responsáveis pela implantação do teatro junto ao Shopping Total, situado no terreno da antiga Cervejaria Brahma em Porto Alegre. Na ocasião foram apresentados os projetos de arquitetura e o estudo de impacto ambiental realizados pela equipe do Eng. Ismael Solé, autor do projeto e, em prosseguimento, a palavra foi concedida aos presentes mediante inscrição prévia abrindo-se espaço para os questionamentos do público e respostas pelos responsáveis.
O IAB-RS fez-se representar por integrantes do Conselho Diretivo, entre os diversos colegas arquitetos presentes, e na oportunidade o presidente Arq. Iran Rosa manifestou-se contundente sobre as questões culturais que envolvem a proposta de implantação do novo teatro, questionando sobre a real propriedade deste equipamento público construído com verba pública em local privado sem garantias da permanência deste bem, além da pouca abordagem verificada na apresentação dos projetos pela preservação da paisagem ambiental, do entorno, e do conjunto das edificações históricas, enfatizando serem estes elementos integrantes do patrimônio cultural que devem ser preservados e respeitados. Em sua fala ressaltou que “… a cidade não deve se comunicar com seus cidadãos através dos símbolos do comércio, e sim com os da cultura. A OSPA não é shopping, a OSPA que todos desejamos tenha a sua sede é Cultura!”. Iran Rosa destacou a importância do empenho do secretário Beto Moesch em garantir o direito dos cidadãos e representantes da sociedade organizada em participar dos processos de construção da cidade e na defesa do meio-ambiente por ter este, além de tudo, intrínseco valor cultural expresso na paisagem, finalizando sua fala recebeu fortes aplausos do público presente confirmando o desejo da maioria de buscar a melhor solução para o impasse provocado pela implantação da sala sinfônica e do edifício-garagem naquele local.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →