Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Sucesso total da turma de Desenho Jurássico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Acontece no Solar do IAB, a primeira edição do Curso de Desenho Jurássico, que teve sua inauguração no dia 16 de agosto com data de término programada para 22 de novembro de 2014. Para marcar o encerramento das aulas, será oferecido um delicioso coquetel de confraternização com exposição dos trabalhos dos alunos.

As aulas foram ministradas por quatro reconhecidos professores de desenho e de projeto arquitetônico das faculdades de arquitetura e de designer: Arq. Diniz Machado, Arq. Paulo Ricardo Bregatto, Arq. Lourenço Degani e Arq. Achylles Costa Neto. A atividade compõe o Programa de Capacitação Técnica lançado este ano pelo Departamento de Cursos do IAB-RS e tem por objetivo trabalhar as técnicas de desenho a mão livre, fundamentadas no trabalho desenvolvido pelos arquitetos e projetistas da era “pré-computador”, que tinham como principais instrumentos de trabalho esquadros, compasso, caneta nanquim, régua T, normógrafo, papel vegetal, papel manteiga e, até mesmo, graxa de sapato. As aulas ainda contam com apresentação de slides antigos, com fotos e desenhos dos arquitetos do passado, além de livros, ilustrações e projetos arquitetônicos em nanquim e papel vegetal confeccionados há “dez mil anos atrás”.

Os alunos aprendem diversas técnicas de desenho e pintura para aprimorar a apresentação dos seus trabalhos, podendo mesclar desenho artístico à mão livre com projetos iniciados no computador. A modalidade Desenho Híbrido ministrada pelo professor arquiteto Achylles oferece ao aluno a possibilidade de incrementar projetos desenvolvidos no computador com artifícios do desenho manual, pessoalizando o trabalho com traços, cores e texturas. Os professores Diniz e Degani ensinam o desenho de observação e a perspectiva, utilizando diversos materiais como grafite, canetas, lápis de cor, hidrocor e aquarela, de forma livre e artística, desenvolvendo a expressão gráfica própria de cada um. Ao professor Bregatto, coube a tarefa de ensinar o desenho técnico com utilização da régua paralela e de todos os demais instrumentos utilizados pelos “arquitetos jurássicos”.

Formadas por alunos dos cursos de arquitetura e de design, por arquitetos, designers e professores, as aulas acontecem aos sábados pela manhã, no Solar do IAB, na Rua General Canabarro, 363, no Centro Histórico e também na PUC, em Porto Alegre.


Para se inscrever nas próximas edições do curso, entre em contato com a Secretaria do IAB-RS no e-mail administrativo@iabrs.org.br ou ainda em cursos@iabrs.org.br

Fique por dentro dos cursos, palestras, exposições, viagens e debates em http://iabrs.noslab.com.br/

Os associados do IAB-RS têm desconto diferenciado nas inscrições dos cursos. Caso não seja associado, entre em contato e saiba como se associar e obter os descontos.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →