O vice-presidente do SAERGS – Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul -, André Huyer, solicitou retificações nos textos relativos às obras de construção do novo Teatro da OSPA e do Multipalco Theatro São Pedro, publicados em 31 de dezembro de 2003 no caderno Perspectivas 2003 . No texto sobre a OSPA, o projeto aparece como sendo assinado pelo arquiteto Ismael Solé. De fato, o projeto é de Solé, mas ele é engenheiro civil. O engenheiro ainda foi citado como um dos autores do projeto do Multipalco, trabalho elaborado pelos arquitetos Júlio Ramos Collares e Dalton Bernardes, que venceram o concurso público organizado há alguns anos pelo Governo do Estado e pelo IAB-RS. A construção do Teatro da OSPA está causando ainda mais polêmica entre os arquitetos. O projeto, avaliado em R$ 10 milhões, não passou por seleção em concurso público. O vice-presidente do IAB-RS, Iran Rosa, criticou a forma como está sendo levado este problema no texto Bisturis, Batutas e Urbanidade , publicado na Revista Aplauso nº 52, de dezembro de 2003, que se encontra à venda nas bancas.
Leia um trecho deste texto:
“Esta é uma operação sem plástica, em que é enxertado um abcesso em forma de caixa de sapatos, em que o tecido urbano é rasgado, gerando desmedida cicatriz e consolidando um verdadeiro nó nesse sistema viário em iminente trombose”. Revista Aplauso nº 52, dezembro de 2003.
Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos
No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.