Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

União dos Arquitetos em defesa da profissão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

É comum os arquitetos sentirem-se acuados pelas circunstâncias trágicas do mercado profissional de serviços e condição de trabalho. Mais do que um estudo de carreiras aponta a Arquitetura e Urbanismo como uma profissão cada vez mais marginalizada e desvalorizada em relação à remuneração e prestígio. De diversas formas nossas atribuições profissionais são usurpadas por indivíduos despreparados. A arquitetura, reduzida a acessório no negócio da construção, é colocada em um patamar inferior na escala de decisões das obras, em prejuízo do público.

Todas essas mazelas e muitas outras, que dolorosamente suportamos, refletem-se também na valorização que no Brasil se dá à própria Arquitetura. Sabemos disso inclusive ao vermos nossas cidades se arruinarem por falta de qualidade na construção e planejamento, e até a possibilidade de receber assistência técnica para moradia, garantida em Lei Federal é sonegada à população de mais baixa renda. A insensatez de contratar-se serviços de arquitetura pelo preço, ou incluído num “pacote” junto com a terraplanagem e pintura nos suscitam a revolta e indignação. Parece que a decisão técnica nada tem a ver com o custo final da obra!

A lei que estabelece salário mínimo profissional é solenemente ignorada. Sequer o serviço público é obrigado a cumpri-la. Os arquitetos empregados percebem menos que diversas outras categorias de nível superior para realizar muito mais trabalho. Os direitos trabalhistas assegurados a qualquer peão de obra são desconhecidos pelos arquitetos, que parecem não ter direito a descanso e não têm limite de trabalho. O mesmo poderíamos dizer quanto a férias, décimo terceiro salário, abonos e recolhimento de previdência, e mesmo carteira de trabalho assinada.

Como indivíduos, que podemos fazer frente a essa realidade? De prático, muito pouco. Apenas unidos e em grupo podemos realizar qualquer mudança. Há quase noventa anos – comemorados no próximo dia 26 de Janeiro – o IAB foi criado exatamente para dar uma voz coletiva a tantas preocupações dos arquitetos. Em todas estas décadas o IAB fielmente cumpriu seus objetivos originais. Coroado por anos de luta, o IAB vê a vitória próxima com a aprovação da Lei que garante nossas atribuições profissionais e cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU.

Mas a natureza da profissão se alterou muito, primeiro com a sua regulamentação em que fomos agrupados com outras profissões em um conselho multi-profissional – o “sistema CREA/CONFEA”, fonte de tantas agressões a nossas atribuições profissionais de parte de outras profissões. Depois, a natureza das relações de produção no Brasil sofreram a mais radical transformação adquirindo até então inimaginada complexidade. O IAB, com sua vocação generalista e universal não pode assumir todas as formas de representação, e por isso surgiram associações e representações mais especializadas.

A representação sindical é uma destas. Ao contrário do IAB, que é uma associação civil, de caráter privado, um sindicato adquire prerrogativas de representação legal perante diversos órgãos públicos, como a justiça trabalhista e Delegacia do Ministério do Trabalho. O sindicato é uma agremiação importante e longe de ser um “concorrente” do IAB, deve ser seu maior aliado para o cumprimento de nossos objetivos como profissionais de Arquitetura e Urbanismo. O IAB e o Sindicato de Arquitetos deveriam ser entidades complementares na luta pela arquitetura e pelos arquitetos.
Há anos, o Sindicato de Arquitetos do Rio Grande do Sul – SAERGS – caiu em grave decadência. Sem qualquer ação em benefício da categoria profissional que se propôs representar, o SAERGS preocupa, pois apesar de continuar cobrando a infame contribuição sindical que a lei ainda impõe – e que não é devida a quem é membro de outro sindicato – o SAERGS parece ter perdido o conhecimento de sua finalidade, nada mais fazendo.

Mas haverá eleições em breve para renovar seus quadros e sua diretoria.
O processo eleitoral é de vital importância, pois deflagra a oportunidade de transformação para ações sindicais que promovam melhorias concretas para a categoria. Já está se formando um movimento de arquitetos que deseja dar fim à acomodação e posicionar o SAERGS como entidade de classe atuante. Cabe a nós elegê-los, pois o Rio Grande é terra de gente honesta. É justo que seus representantes sindicais sejam correspondentes a nossas tradições.
Em breve teremos a realização de nosso sonho – o Conselho de Arquitetura e Urbanismo – e para isso é necessário que pessoas interessadas em algo mais do que jetons e salamaleques estejam à frente de nossas representações profissionais. Precisamos estar unidos, mas para isso é necessário que colegas saiam da inércia e juntem-se à luta dos honestos em defesa de nossa profissão e nossos interesses.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →