Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Vencedor do Concurso para o Memorial às Vítimas da Kiss apresenta projeto em Santa Maria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na manhã desta terça-feira (08/05) foi concluída mais uma etapa do Concurso para o Memorial às Vítimas da Kiss. No auditório do Colégio Marista, em Santa Maria, ocorreu o evento de assinatura do contrato da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), com o vencedor do concurso, o arquiteto e urbanista Felipe Zene Motta, de São Paulo, que recebeu o prêmio de 25 mil reais. Na ocasião, o arquiteto fez uma apresentação técnica e conceitual do projeto para familiares, imprensa e comunidade.

Sergio Silva, presidente da AVTSM, agradeceu a parceria da Prefeitura de Santa Maria pela luta constante em prol do Memorial, sempre com respeito aos familiares. “A sociedade que vive sem memória não tem como evoluir. Tivemos erros e eles não podem ocorrer mais. O objetivo deste Memorial é contar essa história”, destacou Sérgio.

O presidente do IAB RS, Rafael Passos, disse que o ato de assinatura do contrato representa a passagem para o protagonismo do arquiteto vencedor. Sobre as próximas etapas do Memorial, Passos informou que haverá um acordo de cooperação entre o IAB RS e a AVTSM durante a execução do projeto. “A partir de agora temos que pensar também na questão do judiciário, que não está só tardando a justiça que todos esperamos, mas também a memória e o respeito aos familiares. A celeridade do judiciário passa a ser parceira da memória”, discursou o presidente do IAB RS.

O prefeito Jorge Pozzobom, lembrou que quando ocorreu a desapropriação ouve muita negociação para chegar aos valores viáveis. Ele se comprometeu a continuar ajudando a AVTSM com o judiciário, que impede a demolição do prédio da Boate Kiss. “Assim que for distribuído ao relator, vamos procurar mostrar a importância da celeridade neste processo”, disse Pozzobom. 

O arquiteto Felipe Zene Motta agradeceu a confiança dos familiares e destacou sua responsabilidade no projeto que tem um significado tão grande para a comunidade. “O que os pais sentem é algo que eu nunca vou poder sentir, cabe a mim trazer essa memória para o projeto do memorial”, emocionou-se. Antes do evento, Felipe fez uma visita ao local da Boate acompanhando dos pais das AVTSM.

Na apresentação Felipe explicou um pouco sobre a fachada do edifício, que remete ao luto revelando um acesso único. “É uma narrativa do que aconteceu ali”, justificou o arquiteto.  Ainda sobre o acesso à rua, Felipe informou que fará adaptações acrescentando novas saídas que sejam mais confortáveis para os usuários. “Neste caso, mesmo que a condições técnicas de segurança estejam garantidas, é preciso também zelar pelo conforto do visitante, por isso vejo a necessidade de adaptações nas saídas do edifício”, garantiu o arquiteto paulista.

No centro do terreno haverá um jardim com 242 pilares de madeira que sustentam uma cobertura que protegem as salas fechadas.  O auditório terá espaço para 240 pessoas, uma sala com espaço expositivo para contar o aconteceu e no lado oposto uma sala de trabalho, além de zeladoria, depósitos e sanitários. 

“O projeto tem a proteção para rua, mas em contraponto é um projeto que se abre para cima no centro.  A cobertura tem a forma de um cone invertido que traz leveza ao Memorial. A ideia é fazer uma obra muito simples que não vai precisar ter grandes instalações, com acessibilidade universal em todos os espaços. De todos os ambientes será possível ver o jardim e ter luz natural. O paisagismo será exuberante com flores que irão revelar o bioma do pampa gaúcho”, detalhou o arquiteto.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →