Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Vencedor do Concurso para o Memorial às Vítimas da Kiss apresenta projeto em Santa Maria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na manhã desta terça-feira (08/05) foi concluída mais uma etapa do Concurso para o Memorial às Vítimas da Kiss. No auditório do Colégio Marista, em Santa Maria, ocorreu o evento de assinatura do contrato da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), com o vencedor do concurso, o arquiteto e urbanista Felipe Zene Motta, de São Paulo, que recebeu o prêmio de 25 mil reais. Na ocasião, o arquiteto fez uma apresentação técnica e conceitual do projeto para familiares, imprensa e comunidade.

Sergio Silva, presidente da AVTSM, agradeceu a parceria da Prefeitura de Santa Maria pela luta constante em prol do Memorial, sempre com respeito aos familiares. “A sociedade que vive sem memória não tem como evoluir. Tivemos erros e eles não podem ocorrer mais. O objetivo deste Memorial é contar essa história”, destacou Sérgio.

O presidente do IAB RS, Rafael Passos, disse que o ato de assinatura do contrato representa a passagem para o protagonismo do arquiteto vencedor. Sobre as próximas etapas do Memorial, Passos informou que haverá um acordo de cooperação entre o IAB RS e a AVTSM durante a execução do projeto. “A partir de agora temos que pensar também na questão do judiciário, que não está só tardando a justiça que todos esperamos, mas também a memória e o respeito aos familiares. A celeridade do judiciário passa a ser parceira da memória”, discursou o presidente do IAB RS.

O prefeito Jorge Pozzobom, lembrou que quando ocorreu a desapropriação ouve muita negociação para chegar aos valores viáveis. Ele se comprometeu a continuar ajudando a AVTSM com o judiciário, que impede a demolição do prédio da Boate Kiss. “Assim que for distribuído ao relator, vamos procurar mostrar a importância da celeridade neste processo”, disse Pozzobom. 

O arquiteto Felipe Zene Motta agradeceu a confiança dos familiares e destacou sua responsabilidade no projeto que tem um significado tão grande para a comunidade. “O que os pais sentem é algo que eu nunca vou poder sentir, cabe a mim trazer essa memória para o projeto do memorial”, emocionou-se. Antes do evento, Felipe fez uma visita ao local da Boate acompanhando dos pais das AVTSM.

Na apresentação Felipe explicou um pouco sobre a fachada do edifício, que remete ao luto revelando um acesso único. “É uma narrativa do que aconteceu ali”, justificou o arquiteto.  Ainda sobre o acesso à rua, Felipe informou que fará adaptações acrescentando novas saídas que sejam mais confortáveis para os usuários. “Neste caso, mesmo que a condições técnicas de segurança estejam garantidas, é preciso também zelar pelo conforto do visitante, por isso vejo a necessidade de adaptações nas saídas do edifício”, garantiu o arquiteto paulista.

No centro do terreno haverá um jardim com 242 pilares de madeira que sustentam uma cobertura que protegem as salas fechadas.  O auditório terá espaço para 240 pessoas, uma sala com espaço expositivo para contar o aconteceu e no lado oposto uma sala de trabalho, além de zeladoria, depósitos e sanitários. 

“O projeto tem a proteção para rua, mas em contraponto é um projeto que se abre para cima no centro.  A cobertura tem a forma de um cone invertido que traz leveza ao Memorial. A ideia é fazer uma obra muito simples que não vai precisar ter grandes instalações, com acessibilidade universal em todos os espaços. De todos os ambientes será possível ver o jardim e ter luz natural. O paisagismo será exuberante com flores que irão revelar o bioma do pampa gaúcho”, detalhou o arquiteto.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →