Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

1,9 MILHÕES EM 365 DIAS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A contratação, com valores de tabela do IAB, e um ano para execução do projeto transformam o CONCURSO SISTEMA FECOMÉRCIO-RS, SESC E SENAC em um marco recente para a arquitetura gaúcha.
A previsão de contratação imediata do Vencedor do Concurso para a “Elaboração do Plano Diretor, Projeto de Arquitetura, Projetos Legais e Maquete Eletrônica, Gerenciamento dos Projetos Complementares e Acompanhamento Técnico da Obra” no valor de R$ 1.894.769,90 (hum milhão oitocentos e noventa e quatro mil, setecentos e sessenta e nove reais e noventa centavos) é um grande estímulo para a participação no Concurso, sem contar o cronograma de projeto e de execução de obra previstos pelo Promotor – Sistema Fecomércio-RS.
Entretanto, as inscrições ainda estão abaixo da expectativa inicial. Porém, a Coordenação do Concurso acredita que até o encerramento do prazo de inscrições o número de participantes deverá atingir à expectativa inicial. A Coordenação acredita que a exigência legal do Promotor que obriga a homologar as Pessoas Jurídicas vinculadas ao Arquiteto e Urbanista Responsável Técnico pela proposta pode ser um dos fatores que estão dificultando esta etapa inicial do Concurso. Outro fator pode ser a complexidade do trabalho que pode estar afastando equipes menos experientes e preparadas.

Apenas até 20 de maio de 2011 as inscrições para o Concurso, no site: http://www.iabrs.org.br/fecomerciors/

OBJETIVO DO CONCURSO
Seleção e premiação das 4 melhores propostas.
Contratação do Vencedor, na forma da Pessoa Jurídica por este representada.

OBJETO DO CONCURSO
Estudo Preliminar para o Plano Diretor e Edificações para o Complexo do Sistema Fecomércio-RS, Sesc e Senac:
a) Plano Diretor, em terreno com 190.117,39 m², localizado na zona norte de Porto Alegre;
b) Centro Administrativo, com área estimada de 17 mil m²;
c) Centro de Convivência, com área estimada de 3 mil m²;
d) Centro de Eventos Sesc, com área estimada de 30 mil m²;
e) Centro Educacional Senac, com área estimada de 30 mil m²;
f) Estacionamentos, com área estimada de 70 mil m².
Os projetos contratados inicialmente serão: a) Plano Diretor; b) Centro Administrativo; c) Centro de Convivência; e parcialmente f) Estacionamentos, pelo valor de R$ 1.894.769,90 (hum milhão oitocentos e noventa e quatro mil, setecentos e sessenta e nove reais e noventa centavos).

SÍNTESE DO PROGRAMA
Plano Diretor: terreno de 19ha; zona norte de Porto Alegre junto à BR-290 (frre-way); área plana e de cota baixa suscetível a alagamentos; previsão de área construída total 150.000m²; áreas de lazer, preservação, canchas esportivas, ambientes de estar ao ar livre e outros; acessibilidade e mobilidade do conjunto; projeto sujeito à processo de aprovação em regime especial na Prefeitura Municipal; implantação do Plano Diretor e edificações em etapas; inauguração da primeira etapa em 2014.
Centro Administrativo do Sistema Fecomércio-RS, Sesc e Senac: área estimada de 17.000m²; atividades administrativas do Sistema, escritórios em planta livre (flexibilidade), diretorias, salas de reuniões e plenárias, biblioteca, restaurante, cafeteria e refeitório e áreas de apoio; heliponto. Será implantado na primeira etapa.
Centro de Convivência: área estimada de 3.000m²; atividades de serviços, convivência, conveniência, cultura e lazer; atenderá à todo o complexo como um eixo de articulação e integração de todas as atividades e edificações; receberá público externo; contará com Memorial, área de exposições, pontos comerciais, praça de alimentação, academia e creche, e áreas de apoio. Será implantado na primeira etapa.
Centro de Eventos Sesc: área estimada de 30.000m²; capacidade para 10 mil pessoas; grandes eventos esportivos, espetáculos artísticos, shows musicais até congressos e feiras diversos; característica fundamental a flexibilidade para inúmeras configurações; duas quadras poliesportivas (uma principal e outra de aquecimento); arquibancadas fixas e removíveis; camarins, sala de entrevista coletiva, ambulatório, bilheterias, apoio administrativo e operacional, área de backstage, entre outras. Será implantado em etapa posterior.
Centro Educacional Senac: área estimada de 30 mil m²; para cursos, novas formações e aperfeiçoamento; salas de aula, laboratórios, auditórios e convivência, áreas administrativas e áreas de apoio; espaços com flexibilidade e multifuncionais. Será implantado em etapa posterior.
Estacionamentos: 70.000m² e 3.500 vagas no total; sendo 24.000m² e 1.200 vagas para a primeira etapa; cobertas e fechadas em edifício garagem exclusivo ou integrado com as demais edificações.

http://www.iabrs.org.br/fecomerciors/

CONCURSO SISTEMA FECOMÉRCIO-RS, SESC E SENAC
Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para o
Complexo do Sistema Fecomércio-RS, Sesc e Senac: Plano Diretor, Centro Administrativo, Centro de Convivência, Centro de Eventos e Centro Educacional, em Porto Alegre, RS.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →