Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

1º Seminário Assistência Técnica Um Direito de Todos: Construindo uma Política Nacional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

De 3 a 5 de outubro será realizado em Campo Grande-MS o 1º Seminário Assistência Técnica Um Direito de Todos: Construindo uma Política Nacional . O evento é organizado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) e CREA/MS, Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal (CAIXA). Oitenta e oito trabalhos inscritos através da chamada pública do Ministério das Cidades para o Cadastro de Experiências em Assistência Técnica a Moradia no Brasil foram julgados pela Comissão de Avaliação composta pelo Ministério das Cidades, CONFEA, CAIXA e FNA. Entre eles, foram selecionadas para apresentação oral as seguintes experiências do Rio Grande do Sul, previamente apresentadas no Seminário Estadual Direito à Arquitetura e à Assistência Técnica, realizado pelo IAB-RS e pelo SAERGS, em 10 de setembro: – Programa de Habitação Rural nos projetos de assentamento da reforma agrária no Rio Grande do Sul, do Convênio INCRA/UFRGS/NUC; e
– Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social: Loteamentos Restinga-Quadra “B”, Restinga-Caixa D’Água, Rincão e Bosque-Beco do Paulino nº 300, do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul. Também será apresentada a Experiência com o Programa ATME em Porto Alegre, inscrita pela FNA e IAB-DN e convidada pela Comissão de Avaliação.
Estarão em exposição em Campo Grande as experiências:
– Assistência Técnica à Moradia de Interesse Social, do Escritório Modelo de Habitação Popular e Desenvolvimento Urbano, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas; e
– Centro de Formação do Trabalhador, do Instituto Preservar MST.
Será publicada, assim como as demais, a experiência Unidades Habitacionais Acessíveis a Portadores de Deficiência em Loteamentos de Habitação de Interesse Social, do Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre.
Clique www.cidades.gov.br/media/ (http://www.cidades.gov.br/media/Anexo_A.zip) para conhecer todas as experiências selecionadas.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →